quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Uma vida saudável ajuda a combater os sintomas da Menopausa.

A menopausa pode ser difícil para muitas mulheres. Além das transformações causadas no corpo, ela pode influenciar na rotina. Uma boa alimentação e a prática de exercícios fazem com que a mulher se adapte melhor a essa fase.
Se a primeira menstruação é comemorada por marcar o início de uma nova fase na vida de uma menina, o mesmo, certamente, não se pode dizer da última. A menopausa representa o fim do ciclo menstrual e é, para a maioria das mulheres, uma difícil fase de transformação do seu corpo e até influi em alguns detalhes da sua rotina.
A menopausa, geralmente, acontece após os 50 anos de idade e é um período complicado na vida de toda mulher. Corresponde  a parada de produção hormonal ovariana, onde ela deixa de menstruar e passa a ter alguns sintomas, como irritabilidade, pele ressecada, falta de libido e de lubrificação vaginal, fogachos, que são os calores excessivos, perda óssea mais acentuada, entre outros.
Contudo, uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas podem fazer com que a mulher sofra menos durante esse período. Uma dieta rica em fibras e derivados de soja é o ideal. Além disso, praticar exercícios físicos faz toda a diferença. Não importa a modalidade, mas sim a freqüência com que são feitos. O mais importante é que os limites do seu corpo sejam respeitados, por isso, a indicação médica é imprescindível.
E, se você está vivendo essa fase, nem adianta inventar desculpas para não se exercitar. A menopausa não significa um impedimento para realização de atividades físicas. Mas, é importante uma avaliação clínica geral para descartar outras contra-indicações como, por exemplo, doenças cardíacas ou hipertensão arterial. Inclusive aquelas que nunca fizeram exercícios também podem
começar após a menopausa. Nunca é tarde para se exercitar.
Outro assunto que é muito debatido e temido pelas mulheres que se encontram na menopausa é em relação à reposição hormonal. Com uma alteração considerável de suas taxas, muitas precisam recorrer a essa solução. Mas, de acordo com a Médica, nesses casos também pode haver contra-indicações: A reposição hormonal também não está indicada para todas as pacientes. Existem situações precisas que somente o médico está apto a avaliar. 

Por isso, se você está na menopausa, nada de desespero! Se encarada com naturalidade e com um acompanhamento médico, ela poderá ser, simplesmente, mais uma fase da sua vida. E, como todas as outras, será passageira!

Nenhum comentário: