quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Linhaça: tudo o que você precisa saber.

De uns tempos para cá, a gente escuta falar muito sobre a linhaça. Para quem quer emagrecer, ela acabou se tornando uma aliada e fazendo parte de diversos pratos. Já que é assim, acabe com todas as suas dúvidas sobre esta nova companheira das suas receitas.

- Por que a linhaça faz tão bem à saúde?
Além de ser rica em ômega-3, um agente antiinflamatório e regenerador das células, e ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam na queima de calorias, ela também é rica em fibras que tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

- O óleo de linhaça tem o mesmo efeito da semente para a nossa saúde?
A resposta é NÃO. Quando o óleo é separado dos demais componentes da semente, a sua composição integral perde a sinergia. O óleo de linhaça é uma boa opção para pessoas que precisam consumir ômega 3 acima da quantidade normal, além de ser indicado para tratamentos “externos” como a pele e o couro cabeludo. Nestes casos, o melhor é contar com uma orientação médica.

- Qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom?
A diferença é muito pequena quando se trata da quantidade de Ômega 3. O que traz esta variação, até porque existem diferentes tons de linhaça, são as condições de cultivo. Mas, todas elas fazem bem à saúde e devem ser consumidas!

- Quanto ao consumo, existe uma maneira correta?
O ideal é consumi-la crua, integral e triturada na hora do seu consumo. Uma boa dica é deixar as sementes de molho por cerca de quatro horas e beber esta água do molho. Ela é rica em mucilagens e ajuda a prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação. As sementes você pode consumir da maneira que preferir. No preparo de sucos e docinhos sem açúcar, é uma ótima opção.


- Existe um limite de consumo diário?
Sim. Para adultos o consumo máximo é de uma colher de sopa por dia. Já para as crianças, o consumo deve ser limitado por orientação médica.

- A linhaça realmente ajuda a emagrecer?
A resposta é SIM! A linhaça tem um efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a aliviar as toxinas e alguns excessos, como, por exemplo, a gordura. Além disso, a linhaça provoca uma sensação de saciedade. Ela estimula a produção de colecistocinina, responsável por isso.

Nenhum comentário: