quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caminhada Nórdica para emagrecer.

A caminhada é um dos esportes mais praticados no mundo por ser uma prática boa e barata. Mas, uma nova modalidade de caminhada que faz sucesso na Europa, chega ao Brasil conquistando adeptos. A caminhada nórdica gasta aproximadamente 450 calorias por hora e consiste em caminhar segurando dois bastões que permitem a redução do impacto do peso do corpo sobre as pernas, além de movimentar os membros superiores e o tronco com mais intensidade.
A caminhada nórdica trabalha com mais ou menos 90% da musculatura corporal, enquanto a clássica usa 70% dos músculos do corpo. Esta modalidade também oferece estímulos aos músculos do tórax, do abdome, da coluna, dos ombros e dos braços. A Caminhada Nórdica deveria ser classificada como uma Caminhada Integral, pois utiliza efetivamente todas as partes do corpo.
O educador físico explica que assim como a caminhada clássica, a nórdica pode ser praticada três vezes por semana, com um dia de descanso entre cada dia de treino. O motivo do dia de descanso também está associado ao fato de trabalharmos grupos musculares que não estamos acostumados a trabalhar no dia-a-dia.
Durante esta atividade, os movimentos de braços e pernas devem ser alternados lateralmente, viabilizando o deslocamento do corpo. O uso dos bastões serve para dar estabilidade e propulsão ao movimento. Ainda segundo o especialista, a caminhada pode ser praticada em diversos terrenos, desde os mais planos até os mais irregulares.

Sobre as contraindicações devemos fazer um alerta às pessoas que apresentam problemas músculo-esqueléticos limitantes e cardiovasculares. Quem está neste grupo não deveria praticar a Caminhada Nórdica.
Entretanto, por se tratar de uma atividade que alivia o impacto do peso corporal através do uso de bastões, a Caminhada Nórdica, dependendo do contexto, poderia ser até mais suave para as articulações do que a própria Caminhada Clássica.

Nenhum comentário: