quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prepare sua comida de forma saudável!


Muitos são os que procuram ter uma alimentação mais saudável, mas na hora do preparo dos alimentos surgem muitas dúvidas de como elaborar uma refeição que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo
Pensando neste assunto, elaboramos a matéria a seguir, onde você vai encontrar dicas da melhor maneira de preparar suas refeições.

Grelhado, assado ou cozido sempre!
Não é sem motivo que os alimentos fritos são mais saborosos, a gordura é a responsável por este sabor irresistível que tem as frituras.
Este nutriente além de modificar o sabor, melhora a textura dos alimentos, deixando-os macios e crocantes.
Porém, você consumirá um número elevado de calorias e poderá ter problemas de saúde, pois o consumo excessivo de gordura pode acarretar doenças como obesidade, colesterol elevado, entupimento de artérias, acarretando doenças do coração e outras doenças que os leitores já devem estar cansados de ouvir falar.
O que poucas pessoas sabem é que é possível ter preparações deliciosas em sua mesa, sem correr riscos com a saúde. Batata frita, bife à milanesa, quibe, empanados, pastéis, hambúrgueres e outras delícias podem perfeitamente ser preparados assados. Isso mesmo, no forno. Da mesma forma que fritos, terão um sabor crocante e uma ótima aparência. Você já experimentou?

Como assar:
Basta colocar os alimentos na assadeira e levar ao forno. Se a assadeira for anti-aderente não precisa untar, caso não seja e você perceba que o alimento pode grudar, unte a assadeira com um pouco de margarina.
Os grelhados hoje em dia são a opção para quem quer eliminar peso, e evitar o excesso de gordura. Não é necessário ter uma grelha especial para preparar, você pode utilizar uma panela anti-aderente ou a panela tradicional com um fiozinho de óleo ou azeite e dessa forma grelhar seu filé de peixe, bife, franguinho ou até mesmo os legumes.

Alimentos cozidos também são uma ótima opção. Dê preferência por cozinhar a vapor, esta é a maneira melhor para preservar os nutrientes.

Como cozinhar a vapor:
Se você não tem uma panela própria para cozinhar no vapor, improvise com peneiras de alumínio ou inox ou escorredor de macarrão, dentro de uma panela comum. O importante é que o utensílio tenha orifícios que permitem a passagem do vapor.

Veja a seguir uma tabela comparativa de calorias de alimentos fritos, cozidos, grelhados e assados.

Nenhum comentário: