quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os Brotos e seus benefícios na alimentação

Em saladas ou sanduíches, os brotos já viraram sinônimo de saúde para quem procura ter uma alimentação equilibrada. Ricos em minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e zinco e pouco calóricos, os brotos ajudam no bom funcionamento do intestino e dão saciedade, o que favorece quem quer perder peso.
Entre os brotos comestíveis estão o de feijão, o de bambu, o de alfafa, o de quinua e o de girassol. Outro benefício dos brotos é a capacidade de desintoxicar o organismo e de auxiliar no processo de cicatrização. Eles também são excelentes antioxidantes. “A ação antioxidante blinda as nossas células contra os radicais livres. Sendo assim, pode comer à vontade”.
Os brotos devem ser consumidos “in natura” (sem aquecimento ou congelamento) e podem ser usados em sucos, molhos para salada, nas próprias saladas e em sanduíches. A durabilidade dos brotos é de, em média, 7 dias. “Hoje em dia já é mais fácil encontrar os brotos de feijão e de alfafa no mercado”, disse a nutricionista.

Conheça algumas características de cada broto:
- Broto de feijão: os brotos possuem vitamina C, ferro, proteínas e cálcio;
- Broto de quinua: rico em ácido fólico e ferro, além de ser fonte de cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco;
- Broto de alfafa: rico em fibras, o broto de alfafa é um alimento pouco calórico que ajuda na função intestinal;
- Broto de girassol: fonte de substâncias antiinflamatórias e antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo;
- Broto de bambu: bastante usado no oriente, este broto é rico nutrientes, tais como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

Cuidados específicos
Apesar dos diversos benefícios dos brotos, há quem precise tomar certos cuidados com eles. Pessoas que sofrem de Lúpus devem evitar os brotos da alfafa, pois estes podem desencadear os sintomas da doença.

Nenhum comentário: