quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Semente de Girassol faz bem ao coração!

Versátil, a semente de girassol traz diversos benefícios à saúde, principalmente à saúde do coração.
A alimentação é uma das grandes aliadas da saúde do coração. De acordo com estudos recentes, a semente de girassol pode ajudar no controle do colesterol ruim – LDL, que representa 20% das causas de doenças cardiovasculares.
A semente de girassol contém elevado teor de ácido graxo poliinsaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, porém não produzidos pelo corpo. Por isso, precisamos extraí-los da alimentação.
O alimento é também excelente fonte de vitamina E, que tem ação antioxidante e age diretamente na saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Reduz ainda o risco de câncer de pele, de cólon, bexiga e de próstata e protege a membrana celular e os neurônios, evitando a oxidação da molécula do colesterol, ajudando no seu controle e na prevenção de aterosclerose.
A vitamina E tem um significativo efeito anti-inflamatório, sendo benéfica em casos de osteoartrite e artrite reumatoide. A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuir o risco de câncer.
Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas. Além disso, a semente de girassol é rica em fibras, auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite.
Como consumir
As sementes de girassol podem ser consumidas torradas, como aperitivo ou adicionadas às receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Também podem ser adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios.

Nenhum comentário: