quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Oxidantes que devem fazer parte do seu cardápio

Uma alimentação balanceada e saudável é uma forma simples e eficiente de combater doenças como, por exemplo, o câncer. De acordo com especialistas, o consumo errado de alimentos pode favorecer o aparecimento de células cancerígenas. Em contrapartida, escolher bem o que vai fazer parte do seu cardápio pode ser a receita certa para prevenção deste mal. Alimentos que contenham substâncias antioxidantes são um bom exemplo disso. Entre essas substâncias estão o licopeno, lignana, a antocianina, o betacaroteno, o sulforafano e o ácido elágico.
Confira 5 poderosos antioxidantes e inclua-os em seu cardápio.

- Linhaça: fonte comprovada de fibras, presente nas sementes da linhaça está a substância lignana, que tem uma estrutura química parecida com a do hormônio feminino (estrógeno). A linhaça é considerada uma forte aliada no combate ao câncer de mama.

- Frutas vermelhas: cereja, uva, framboesa, morango, amora e mirtilo possuem o licopeno, a antocianina e o ácido elágico, fundamentais no combate a formação de radicais livres que prejudicam as células do organismo e a intoxicação alimentar. As antocianinas, em especial, têm o poder de neutralizar os metais tóxicos que fazem parte do organismo e são aspirados e ingeridos, até mesmo, por meio da água tratada. Em grande número, os metais podem formar tumores.

- Tomate: fonte de licopeno que neutraliza a ação dos radicais livres, o tomate deve ser consumido até 3 vezes por semana e, de preferência, aquecido, já quedesta forma o licopeno tem seus “poderes” maximizados. Essa substância é considerada importante no combate ao câncer de próstata, pulmão e estômago.

- Cenoura: nela está contido o betacaroteno, mais uma fonte de combate aos radicais livres. O consumo dessa substância ajuda a combater o câncer de pulmão e permite que o sistema imunológico se torne cada vez mais forte.

- Brócolis: presente nos mais diversos pratos, o brócolis possui a substância sulforafano, que impede o desenvolvimento de tumores. Segundo especialistas, estudos mostram que consumir brócolis duas vezes por dia pode diminuir em 50% o risco do aparecimento de tumores.

Nenhum comentário: