quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo: Alimentos que saciam o vício e não engordam.



Fumar traz várias consequências ao organismo, dentre elas, a perda de nutrientes. O zinco, por exemplo, que ajuda no sistema imunológico e melhora os sentidos do paladar e do olfato, bastante prejudicados nos fumantes, tem seu efeito debilitado com o consumo da nicotina.
Mas, o que muita gente não sabe é que, além de remédios e tratamentos que custam caro, a escolha dos alimentos pode ajudar a controlar o vício. O nosso corpo precisa de antioxidantes para combater o excesso de radicais livres gerados pelo cigarro. Por isso, nutrir o corpo com alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes é importante.
Não podemos esquecer dos alimentos que vão promover a formação de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela felicidade, bem estar, sono, que ajudam no combate ao fumo. Para a serotonina ser formada, precisamos de alimentos fontes de triptofano, vitaminas do complexo B e Magnésio.

Veja algumas dicas de alimentos que controlam o impulso de fumar:

- Arroz Integral: além de ser rico em carboidrato, que é importante para entrada de triptofano, ele também é fonte de vitamina B, magnésio e traz saciedade.

- Suco de uva integral orgânico com gengibre: esses 2 são poderosos antioxidantes e ajudam na hora de dormir.

- Aveia: é maravilhoso para formação de serotonina, além de ser rico em fibras e trazer saciedade. Uma banana com aveia no final da tarde pode ajudar a não ter compulsão por carboidratos à noite.

- Amêndoas: podem ser também uma ótima opção para o lanche da tarde. São fontes de minerais como zinco e magnésio, que vão ajudar na formação de serotonina.

- Chocolate amargo: contém tirosina, substância também importante para a formação de serotonina e pode ser uma boa opção para quem gosta de chocolate e não quer engordar. Quanto mais amargo, menos gordura e açúcar ele tem e mais antioxidantes estão presentes em sua fórmula.

Nenhum comentário: