quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alimentos que são fonte de cálcio.


O cálcio é um nutriente essencial para o crescimento das crianças e na prevenção de algumas doenças para a terceira idade. A osteoporose, por exemplo, que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, é consequência de uma dieta inadequada ao longo da vida, com ausência, principalmente, de cálcio.
Conheça alguns alimentos que devem estar presentes no seu cardápio, já que são excelentes fontes de cálcio.

Leite e derivados:
Pensou em cálcio, pensou em leite. É quase impossível não associar uma coisa a outra. Porém, os seus derivados ganham de lavada nesta disputa. Para ter uma ideia, 100 gramas de leite integral contêm 123mg de cálcio, enquanto a mesma quantidade de queijo minas contêm 579mg do nutriente.

Verduras e legumes:
Esta dupla parece fazer bem para tudo e, na verdade, é exatamente isso que acontece. E quando se trata do cálcio, as melhores opções são aquelas de coloração verde ou com folhas desta cor. Couve, agrião, almeirão e espinafre são alguns exemplos fáceis de serem encontrados.

Sementes, grãos e oleaginosas:
Amêndoa, linhaça, feijão, castanha do Pará e grão de bico. Todos estes alimentos são ricos em cálcio e ajudam na prevenção de doenças e no crescimento infantil. Vale lembrar que todos eles também contêm grande quantidade de vitamina e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e, consequentemente, colaboram com o emagrecimento.

Nenhum comentário: