quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Diabéticos: Dicas importantes para o cuidado dos pés!

1 – Quando existem lesões nos nervos, você pode não sentir os cortes, as feridas, alguns inchaços e infecções. Por isso, é muito importante que você examine os seus pés diariamente. Além de locais que apresentem bolhas, cortes, manchas e descamações, procure áreas com coloração diferente, elas podem indicar lesões causadas por sapatos.

2 – Caso ache um machucado, por menor que seja ele, cuide imediatamente. Lave as mãos com água e sabão e, só então, lave as feridas com o mesmo produto. Seque com uma toalha esterilizada ou com papel toalha. Coloque uma pomada antibiótica, com o auxílio de um cotonete, e cubra o ferimento com um uma bandagem adesiva. Se infeccionar, procure o médico.

3 – Ao sair do banho, seque bem entre os dedos. Isso ajuda a evitar rachaduras. Passe loção ou creme na parte de cima dos pés e na sola. Mantê-los hidratado é fundamental! Ao calçar um sapato, passe talco entre os dedos.

4 – Corte as unhas, pelo menos, uma vez por semana após o banho, cortando reto ao longo da unha e acertando as pontas com uma lixa. Se isso for difícil, passe a freqüentar um podólogo. Não entregue os seus pés a uma manicure, pois ela não tem obrigação de conhecer as restrições dos diabéticos.

5 – Escolha o tênis certo. Eles vão ajudá-lo a caminhar com mais conforto, sem causar bolhas ou ferimentos. Deixe claro para o vendedor em qual tipo de terreno pretende caminhar e quantos quilômetros você planeja andar por semana. Não se esqueça de experimentar os tênis com as meias que pretende utilizar na caminhada.

Nenhum comentário: