quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cardápio do Atleta: O que é permitido e o que é proibido.

Em época de Olimpíadas, ninguém tira os olhos da tv. Mas, além de toda a nossa torcida pelos atletas que representam o Brasil, entre uma competição e outra, vale a pena reparar nos corpos perfeitos de homens e mulheres que abrilhantam as telas. E, aí, uma pergunta começa a perturbar a nossa mente: como é possível manter corpo e saúde em tanta harmonia?
Quem é atleta sabe como a alimentação deve ser levada a sério para garantir o bom desempenho. Eles, mais do que ninguém, precisam privar pela qualidade nutricional de tudo aquilo que consomem.
“Há alimentos que devem ficar fora do cardápio, como gorduras trans, açúcar e carboidratos refinados. O excesso de alimentos ricos em corantes e conservantes também não é permitido”.
E se você acha que os cuidados param por aí... Os atletas devem evitar consumir os alimentos lácteos, já que estes podem trazer desconforto gastrointestinal, principalmente durante o período de competição.
Alguns alimentos não devem faltar, como aqueles ricos gorduras de boa. O azeite, por exemplo, que integra este grupo, é rico, também, em antioxidantes, nutrientes necessários para os atletas já que o treinamento exaustivo produz mais radicais livres.
“As amêndoas e as castanhas também são bem vindas por serem ricas em minerais como o magnésio, fundamental para o relaxamento muscular. Elas também contém zinco, que é importante para o sistema imunológico”.
Os carboidratos de boa qualidade, como arroz integral e as raízes, não podem ser esquecidos. Feijões, grão de bico, quinua, carnes magras, frutas e vegetais chegam para compor e fechar o cardápio de um atleta.

Nenhum comentário: