quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O que é a Obesidade Mórbida?

Recente pesquisa revelou que 3% dos brasileiros apresentam obesidade mórbida. Vamos recordar que obesidade mórbida é aquela em que a relação entre o peso e a altura do organismo apresenta índices acima de 40.
Esse número é o resultado da divisão do peso pela altura multiplicada por ela mesma. Exemplo: a pessoa pesa 110 quilos e mede 160 centímetros de altura. Então se dividindo 110 por (160x160) que é 2,56 centímetros quadrados temos o resultado de 42,96. Como está acima de 40, se considera que esta pessoa apresenta obesidade mórbida.
A pesquisa revelou também que mais da metade (51%) está acima do peso adequado. Em relação à idade, essa parte da população que está acima do peso, 66% têm de 18 a 25 anos de idade.
Sem dúvida nenhuma, entre os obesos mórbidos, 43% revelaram ter hábitos de vida nada saudáveis e a
maioria (82%) respondeu que estava insatisfeita com o peso atual. Para os leitores deste site, nada disto é novidade. A pesquisa apenas confirma o que temos escrito.

O importante é ter certeza de que o sobrepeso vem aumentando também no Brasil, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos da América. Nossa intenção é alertar a população com dados concretos para que tomem providências quanto a esse aumento vertiginoso de peso corporal.
Concluímos que jovens estão adquirindo comportamentos errados que vão se tornando hábitos cada vez mais difíceis de serem corrigidos. A falta de exercícios físicos substituída por vida sedentária é um dos vilões. Os brinquedos são na maioria eletrônicos com jogos na internet ou no celular, vídeo-game, bate papo pela internet estão preenchendo o dia-a-dia dos jovens.
Os pais aceitam esse comportamento em parte para fugir da insegurança e violência urbanas. E ainda tem um agravante: tanto o computador, como jogos no celular poderão acarretar no futuro problemas de esforços repetitivos nas mãos e punhos. O ser humano não foi feito para fazer esses movimentos em excesso.
Quanto à alimentação, a oferta de fast food sem controle algum em relação a qualidade, quantidade e velocidade de ingerir são outros problemas. Não se ingere frutas, verduras, legumes, cereais etc. O líquido é ingerido em hora errada e consta de refrigerantes que não são nada saudáveis. Mas para a família é prático.
Ora, se os jovens já estão fora de peso o que acontecerá na vida adulta com obesidade e hábitos inadequados? Este é um alerta para os adultos orientarem seus filhos.

Por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

Nenhum comentário: