terça-feira, 29 de março de 2011

Varizes: uma questão que vai além da estética!


Quem nunca teve varizes? Difícil encontrar uma mulher que não sofra com este problema! O grande perigo é que a maioria das pessoas trata a questão como um simples assunto estético e não de saúde!

As varizes são um mal que atingem boa parte da população e a falta de tratamento pode gerar outros problemas.
Apesar de ser muito mais comum em mulheres, os homens também podem sofrer com a patologia. Fatores como a idade podem influenciar diretamente no aumento das varizes, que surgem a partir de uma deficiência da circulação.

A principal causa das varizes é o comprometimento da parede venosa e o aumento da pressão dentro do vaso ou alteração na função das válvulas. Outros fatores também colaboram para o aparecimento do problema, como raça, idade, sexo, predisposição hereditária, obesidade, hábitos alimentares, hábitos posturais, gravidez, uso de anticoncepcionais, traumatismo e tabagismo.

Os principais sintomas são dores semelhantes a uma queimação; cansaço; sensação de pernas pesadas; edemas ao redor do tornozelo. Nas mulheres as dores podem ser mais intensas nos períodos próximos ou durante a menstruação e na gravidez.

E quanto à velha historia de que depilar dá varizes: "Não existe nenhuma relação que possa afirmar que a depilação, o uso de saltos altos, subir escadas, carregar peso, musculação e ginástica levem as varizes. Pelo contrário, estas atividades são recomendadas para a prevenção, desde que feitas de forma correta e sem exageros.

O tratamento varia de acordo com a característica e tamanho das varizes.As veias mais salientes, que elevam a pele, são de tratamento cirúrgico; as microvarizes, sem saliência na pele, são de tratamento microcirúrgico; as telangiectasias - vasinhos finos na região externa ou interna das coxas, devem ser tratadas com escleroterapia, injeção de solução alcóolica ou hipertônica dentro dos vasos; e as veias perfurantes, que comunicam o sistema venoso profundo com o superficial causando edema, eczema, lipodermatoesclerose e úlcera, deverão ser tratadas com a técnica cirúrgica de vídeo-endoscopia.

O mais importante é tentar prevenir a doença evitando o ganho de peso, adotando uma dieta rica em fibras, não permanecendo muito tempo parado, em pé ou sentado, caminhando e praticando exercícios físicos, não fumando, usando meias elásticas de média compressão durante a gravidez, evitando anticoncepcionais e descansando com as pernas elevadas. Assim você poderá evitar o aparecimento das varizes.

Nenhum comentário: