segunda-feira, 14 de março de 2011

Tratamentos naturais para a constipação



O Inverno é, invariavelmente, sinônimo de constipações – incomodativas e por vezes difíceis de curar, o recurso a medicamentos tradicionais têm muitas vezes uma desvantagem: causam sonolência. No entanto, a medicina alternativa recomenda 5 tratamentos naturais para aliviar os sintomas associados à constipação, acelerando o tempo de recuperação.

1. Vitamina C
Um dos mais conhecidos e populares tratamentos naturais para a constipação, a vitamina C é-o simplesmente porque funciona. Enquanto anti-histamínico natural alivia as vias respiratórias, tendo ainda uma ação antioxidante e fortalecedora do sistema imunitário, o que se torna benéfico no tratamento de constipações. Tomado como medida de prevenção nos meses mais propícios a esse tipo de mal-estar, recomenda-se a ingestão de 75 mg diários no caso das mulheres e 90 mg no caso dos homens. Enquanto tratamento da constipação em si – a vitamina C pode reduzir a intensidade dos sintomas e/ou a própria duração do estado constipado/constipação – recomenda-se a toma de 1 grama várias vezes ao dia.

2. Echinacea purpurea
Extensivamente cultivada na América do Norte, a Echinacea purpúrea é uma planta natural potente que, enquanto estimuladora do sistema imunitário, proporciona um alívio muito eficaz no combate aos sintomas da constipação. Por norma, mistura-se 15 a 20 gotas de extrato de Echinacea purpúrea com água morna e ingere-se quatro a cinco vezes por dia. Um tratamento natural cada vez mais utilizado na cura das constipações.

3. Zinco
Habitualmente apresentado em forma de suplemento (principalmente comprimidos), o zinco tem propriedades antioxidantes que auxiliam na recuperação de vários tipos de lesões e mal-estares, incluindo a constipação. A sua ação é fundamental, principalmente em termos da duração da própria constipação, podendo encurtar a mesma em 2 ou 3 dias.

4. Ginseng
Altamente eficaz no tratamento natural de uma enorme variedade de perturbações de saúde, nomeadamente ao nível da estimulação da energia e concentração, vários estudos recentes apontam o ginseng como um bom aliado para quem sofre de constipações. Para além da sua atuação em termos de atenuar os sintomas e encurtar o tempo da constipação, quando consumido regularmente, o ginseng funciona ainda como prevenção das constipações.

5. Pelargonium sidoides
Com origem na África do Sul, esta planta medicinal contém extratos poderosos no que toca ao combate aos diversos sintomas que caracterizam a constipação. Num estudo que envolveu 468 pessoas constipadas – em que um grupo tomou gotas de extrato de Pelargonium sidoides três vezes ao dia e outro tomou placebo – registou-se que quem foi tratada com esta planta natural curou-se, em média, dois dias antes do outro grupo.

Nenhum comentário: