terça-feira, 29 de março de 2011

A cor dos alimentos: Como cada uma delas influencia a sua saúde.


Por que será que alguns alimentos são vermelhos, outros verdes e outros das mais variadas cores? Você já parou para pensar nisso? Na verdade, o pigmento de cada alimento, além de colori-los, exerce importante função na prevenção e na proteção do organismo contra as doenças infecciosas.

Confira os benefícios de alguns pigmentos:

-Alimentos vermelhos:
Alimentos com esta coloração são ricos em lipoceno, uma substancia que age como antioxidante no nosso organismo, evitando doenças como o câncer e estimulando a circulação sanguínea.
Exemplos: Morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.

-Alimentos brancos:
Muito ricos em cálcio e potássio, eles contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos e no funcionamento do sistema nervoso.
Exemplos: Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana.

-Alimentos verdes:
Estes alimentos possuem grande quantidade de clorofila e Vitamina A, atuando na desintoxicação das células, inibindo a ação dos radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo) e protegem o cabelo da ação do tempo e da poluição.
Exemplos: Vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas.

-Alimentos amarelos:
Por conterem grande quantidade de Vitamina B-3 e ácido clorogênico , eles ajudam na manutenção do sistema nervoso e previnem algumas doenças no coração.
Exemplos: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.

-Alimentos marrons:
Eles melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e previnem doenças cardiovasculares, tudo porque são ricos em fibras e Vitaminas do complexo B e E.
Exemplos: Nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.

-Alimentos arroxeados:
São aqueles que possuem uma pigmentação azulada e/ou arroxeada. Possuem grande quantidade de ácido elágico e são ótimos aliados no combate ao envelhecimento.
Exemplos: Uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo.

Nenhum comentário: