quarta-feira, 23 de março de 2011

Café da manhã: Por que ele é tão importante para a nossa saúde?


Todo mundo já está cansado de saber que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Este é o momento em que o seu organismo mais necessita de alimentos saudáveis para adquirir força e resistência para encarar, sem restrições, qualquer que seja a sua rotina. Mas, parece que muitas pessoas ainda não estão levando o assunto a sério, o que, além de prejudicar a saúde, pode levar ao ganho de peso. O mais alarmante é que cada vez mais, crianças e adolescentes vêm adquirindo o hábito de pular o café da manhã, muito provavelmente influenciados pelos péssimos hábitos dos pais.
"Sem comer pela manhã, as pessoas chegam ao lanche do intervalo da escola, da faculdade ou do trabalho com fome e abusam de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada. O ideal é se alimentar a cada três horas, de forma equilibrada", alerta a nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará (SP).
O café da manhã é o momento ideal para que sejam consumidas fibras, através da ingestão de cereais, frutas frescas e sucos naturais. De acordo com a especialista, as fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino e evitar problemas de constipação.
A Dra. Adriane ainda lembra que esta refeição é também um momento oportuno para ingestão de leite e seus derivados, fontes de cálcio e vitamina D: "O cálcio é essencial para a formação dos ossos e prevenção de osteoporose. Já a vitamina D auxilia na absorção deste nutriente". Porém, cuidado com o abuso! Durante o café da manhã devem ser ingeridas 25% das calorias que serão consumidas ao longo de todo o dia.
Muita gente não sabe, mas, ao dormir, o nosso organismo precisa gastar energia para manter as suas funções básicas, como controle cardíaco, respiração, equilíbrio de temperatura, dentre outros. Algumas pesquisas sobre o assunto revelaram até que deixar de comer durante as primeiras horas do dia pode afetar a capacidade de concentração do indivíduo. Ou seja, ele rende menos do que poderia nas suas tarefas diárias. Por isso, ao acordar, não deixe de tomar um belo café da manhã!

O que não pode faltar no seu café da manhã:
- Leite. De preferência o desnatado, que tem menos quantidade de gorduras.
- Cereais. Prefira os que não têm adição de açúcar e coma-os misturados a iogurtes e frutas.
- Frutas. Escolha as mais leves. Maçã, mamão, melão...
- Sucos. Prefira os naturais. Hoje, existem diversas marcas no mercado que, certamente, facilitam a nossa rotina. Mas, nada melhor do que um suco preparado na hora.
- Pães e biscoitos. Nada de consumir em excesso! Além disso, você deve preferir as versões integrais.

Nenhum comentário: