quinta-feira, 31 de março de 2011

Gorduras Saturadas: Os 10 alimentos que estão na lista negra: Fuja deles!


As gorduras saturadas estão presentes em carnes gordurosas, aves com pele e laticínios integrais como queijo, leite e iogurte. O consumo excessivo desta gordura eleva a quantidade de glicose do sangue podendo causar diversas doenças, dentre elas a diabete.

Para você eliminar de vez estas vilãs, confira uma lista com os 10 alimentos que oferecem maior risco:
-Queijo:
Inclua a cottage na sua alimentação e esqueça aqueles mais amarelados.

-Carne vermelha:
Prefira os peixes e o frango sem pele. Quando não tiver esta opção, fique com as versões que apresentem menor quantidade de gordura, como o filé mignon.

-Leite:
Nem chegue perto das versões integrais. Para consumir esta bebida, só mesmo comprando a opção “desnatado”.

-Óleos:
Neste caso, a dica é a seguinte: Quando você preparar uma receita simples que não fica tanto tento no fogo, prefira o azeite. Isso vale para os pratos feitos até 180 ºC. Mas, no caso de receitas em altas temperaturas, fique com o óleo de canola.

-Sorvete:
Esta delícia pode se transformar em uma grande vilã. Consuma sorvete em dias que você teve um almoço leve, repleto de verdes, ou seja, quando a sua cota de gordura ainda permitir. Caso contrário, a sobremesa deverá ser gelatina mesmo.

-Bolos, biscoitos e pães:
Os ingredientes destes alimentos costumam ser muito ricos em gorduras saturadas. Por isso, a melhor opção é incluir um deles em apenas uma das suas refeições. O café da manhã sempre será a melhor escolha.

-Manteiga e margarina:
A briga entre a manteiga e a margarina parece estar longe de chegar ao fim. De qualquer maneira, já está comprovado que nenhuma das duas trazem benefícios à saúde. Então, evite ao máximo o consumo das duas.

-Gordura hidrogenada e banha:
Tudo bem que a sua avó costumava cozinhar com estes produtos que deixam a comida com um sabor especial. Porém, hoje em dia, não há desculpas para você cometer um desatino desse. Prefira o azeite ou o óleo de canola mesmo.

-Molhos:
Não adianta de nada comer um prato de salada regado com molho à base maionese. Estes ingredientes contêm grande quantidade de gordura. Prefira as opções de tempero que levam creme de leite ou iogurte.

-Pele de frango:
Aqueles petiscos, tipo frango a passarinho, são mesmo irresistíveis. Contudo, se você quer ter uma alimentação saudável, corte qualquer prato em que a ave seja preparada com a pele.

Nenhum comentário: