terça-feira, 22 de março de 2011
Farinha de Beringela para quem quer perder a barriga
A cada dia, surgem várias novidades que prometem dar aquela mãozinha na nossa dieta. Depois da farinha de feijão branco, que pinta no pedaço é a farinha de berinjela. Por ser rica em fibras, ela é uma verdadeira arma para quem quer perder peso e reduzir a circunferência abdominal.
“É um alimento de baixa caloria, rico em fibras. Por dar uma sensação de saciedade, reduz o nível de glicose, ajuda também a combater o reumatismo, artrite e diabetes”, ressalta a nutricionista Daniela Zuin.
Não é de hoje que médicos e nutricionistas recomendam a berinjela na alimentação. Além de ser rica em proteínas e vitaminas A, B1, B2, B5, C, ela contém minerais como: cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Enquanto a vitamina B5 protege a pele e ajuda a regularizar o sistema nervoso e aparelho digestivo, os minerais contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
Recentemente, um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC-UFRJ) revelou que a farinha de berinjela pode ser um tratamento eficaz contra a obesidade. Além disso, seu consumo é um importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares, como a dislipidemia, gordura visceral, pressão arterial sistêmica e altas concentrações de ácido úrico.
Mas, Daniela dá um alerta: “Como o alimento é muito rico em fibras, a ingestão de água é muito importante em todo o processo de perda de peso. A falta do líquido pode surtir efeito contrário. Outro detalhe, além de uma dieta de baixa caloria, é aconselhável exercício físico”.
A berinjela é um legume fibroso, digestivo, laxante e muito nutritivo, indicado para pessoas que sofrem com indigestão, prisão de ventre e para aquelas que têm problema de fígado e de estômago. Por bloquear a formação de radicais livres, é uma boa fonte de ácido fólico e potássio. Sem contar que é um importante antioxidante e não tem nenhuma contra indicação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário