quarta-feira, 23 de março de 2011

A dieta que está no sangue.


A idéia de que o sangue pode dizer tudo a respeito de uma pessoa - inclusive detalhes de temperamento, personalidade, humor e estilo - não é nenhuma novidade. No Japão, por exemplo, perguntar o tipo sanguíneo ao conhecer alguém já é prática comum. No Brasil, o radicalismo não chega a esse ponto, mas a idéia já contamina a casa - ou melhor, a mesa - de quem adere à chamada "dieta do tipo sanguíneo" ou "dieta do sangue". O princípio é simples: classifica os alimentos de três formas - altamente benéficos, neutros e nocivos - de acordo com cada tipo de sangue. O segredo da boa saúde já viria "de fábrica", bastando obedecer a regras básicas de compatibilidade alimentar. Um exemplo é a carne vermelha, que seria um "veneno" para o sangue do tipo A e, ao mesmo tempo, um remédio para quem tem sangue tipo O.
Desenvolvida pelo naturopata (a base da naturopatia é acreditar que o corpo deve se manter equilibrado para desenvolver dispositivos de cura) Peter D'Adamo e popularizada no livro A Dieta do Tipo Sangüíneo, a dieta prega que deve haver uma alimentação diferenciada para cada tipo de sangue. Segundo o americano, a relação sangue x alimentação determinará, inclusive, o desenvolvimento de doenças como câncer, esclerose, esquizofrenia e até o enfarte. Cada sangue também define quais as comidas que podem causar emagrecimento ou aumento de peso, de acordo com a teoria de D`Adamo.
Para o médico, cada tipo sangüíneo reage à sua própria maneira aos alimentos, aproveitando uns e absorvendo mal os outros. Assim, quem é tipo A, por exemplo, não tolera bem a carne e deveria seguir um cardápio vegetariano. O extremo oposto são as pessoas que possuem tipo O, carnívoras por natureza. Este teria sido o primeiro tipo de sangue humano, o que corria nas veias de nossos ancestrais, cuja base da alimentação era a carne.

Carros com combustíveis diferentes:
O primeiro livro de D'Adamo deu origem a outros, em que ele detalha como sua dieta pode ajudar no controle de doenças como a artrite, a diabete e problemas cardiovasculares. No Brasil, o clínico geral, ortomolecular e homeopata Sérgio Teixeira fez uma adaptação do livro do colega americano, levando em conta o cardápio nacional, e lançou A Dieta que Está no Sangue. Teixeira acredita que essa dieta "individualiza as pessoas em termos de alimentação e temperamento a partir da genética do sangue em seis tipos: AA, AB, AO, BB, BO e OO". E complementa: "cada uma delas é como um carro com combustível diferente, o que realmente conta muito para o bem estar e para o peso ideal". Segundo ele, há pessoas que não metabolizam qualquer alimento, apenas aqueles que seu organismo está preparado para receber.
"O estudo do tipo de sangue nos ajuda a compreender qual a melhor forma de viver em harmonia com nosso genoma, para desfrutarmos de mais saúde e longevidade", acredita a Dra. Berenice Cunha Wilke, diretora da Associação Brasileira de Medicina Complementar. Segundo ela, "cada tipo sangüíneo constitui uma mensagem genética de comportamentos e dietas de seus ancestrais".
Apesar de sedutora, a idéia de ter em mãos uma dieta 100% eficaz também causa dúvidas. O próprio Sérgio Teixeira questiona se certas informações trazidas pelas publicações não seriam precipitadas. "O primeiro livro de D'Adamo apresenta a soja como benéfica para pessoas do grupo B. No último, ele já a mostra como nociva", afirma o homeopata. Berenice também critica algumas distorções quanto à tradução da obra. "Há alimentos que foram traduzidas ao pé da letra. O certo seria incluir o nome científico". A doutora afirma, ainda, que há uma lista de mais de 50 alimentos publicados erroneamente no livro de D'Adamo. "Ele se deu conta e colocou uma errata no próprio site. Mas nunca foi corrigido no livro".
A exemplo de outras dietas como a do Dr. Atkins, a South Beach ou a Mediterrânea, entre outras, o que prevalece ainda é o bom senso. Se você desconfiou que nem todo mundo deve comer a mesma coisa ou fazer o mesmo exercício, você está certo. A atitude mais correta - e segura - é procurar um especialista, que indicará a dieta mais adequada ao seu organismo.
A ideia de uma alimentação diferente para cada tipo de sangue não é nova. Ela se tornou famosa em 1996, com o lançamento do livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, best-seller nos Estados Unidos, escrito pelo americano Peter D’Adamo e traduzido em mais de 50 idiomas.
Existem correlações históricas, antropológicas e fisiológicas entre o tipo sanguíneo e os alimentos. “É por isso que seguir um cardápio personalizado reequilibra o organismo, que passa a funcionar melhor”, explica a nutricionista. Para facilitar a dieta, os alimentos são divididos em três categorias:

• Benéficos – são alimentos protetores (capazes de prevenir e tratar doenças, assim como favorecer a perda de peso) e, portanto, necessários ao organismo diariamente.

• Neutros – agem apenas como alimento (não fazem bem nem mal) e, portanto, podem ser consumidos com frequência ou não.

• Nocivos – devem ser cortados do cardápio, pois mexem com o equilibro do organismo, provocando diminuição no ritmo do metabolismo e aumento do peso, além de enxaqueca, má digestão e alterações na produção da insulina – hormônio que, em excesso, contribui para os estoques de gordura.

A lista dos alimentos é extensa. Por isso, selecionamos os principais deles para cada tipo sanguíneo. E as calorias? Esqueça. Mais importante do que isso é você se propor a consumir porções moderadas. Outra recomendação da nutricionista é comer a cada três horas. “É um recurso importante para manter o metabolismo acelerado.” Pronta para começar? Então, procure a seguir o cardápio correspondente ao seu tipo sanguíneo e boa dieta!

A dieta do grupo sangüíneo A:

Aproximadamente 38% da população tem esse tipo sangüíneo. Com o início das práticas agrícolas, esse grupo foi um dos primeiros a evoluir (por causa do consumo de vegetais). As pessoas pertencentes a esse segmento saem-se melhor como vegetarianos. O aparelho digestivo é sensível, com dificuldades para decompor as proteínas e gorduras de origem animal, pois produzem menos suco gástrico. Essas pessoas são mais sensíveis a doenças do coração, ao câncer e ao diabetes. Alimentos como proteínas de soja, grãos, legumes, comidas frescas, orgânicas, peixes e frutas são muito importantes. O sistema imunológico é tolerante e reage melhor ao estresse com atividades relaxantes.

Prefira:
Carnes: avestruz, frango, peru
Peixes e frutos do mar: bacalhau fresco, salmão fresco, sardinha, truta
Derivados do leite: leite e queijo de soja, tofu
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco
Verduras: acelga, alcachofra, brócolis, cebola, cenoura, espinafre
Cereais, massas e pães:farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja.

Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru.
Peixes: atum, pescada.
Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte c/ frutas, coalhada, queijo minas.
Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi.
Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba.
Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada.
Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, sálvia.

Evite:
Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco, vitela.
Peixes e frutos do mar: camarão, caviar, caranguejo, marisco, mexilhão, ostra, polvo.
Derivados do leite: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão.
Frutas: banana, laranja, manga, papaia, coco.
Verduras: berinjela, repolho, tomate.
Cereais, massas e pães: Creme e germe de trigo, farinha de trigo.
integral, pão preto, pão integral, farinha branca.

Alimentos que estimulam a perda de peso: abacaxi, verduras, óleos vegetais, feijão de soja e pratos com soja.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: carne, feijão mulatinho, produtos do leite, trigo (em grandes quantidades).

A dieta do grupo sangüíneo B:

Cerca de 10% da população tem esse tipo de sangue. Ele surgiu quando os seres humanos migraram para o Norte, encontrando terras mais frias e sombrias. A dieta pode ser mais variada, incluindo carne, e é o único tipo de sangue que se dá muito bem com os laticínios. O sistema imunológico das pessoas que tem o tipo B é forte, reage melhor ao estresse com criatividade. As recomendações gerais de alimentação são: carnes como cordeiro, carneiro, coelho, peru; peixes como bacalhau, salmão, linguado; laticínios como leite magro, iogurte e queijos; cereais como arroz, aveia, batata e inhame; azeite de oliva e muita verduras e legumes.

Prefira:
Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado.
Peixes e frutos do mar: bacalhau, salmão, truta, caviar, sardinha.
Derivados do leite: iogurte, leite, queijo, ovos, ricota.
Frutas: abacaxi, ameixa, banana, mamão, uva.
Verduras: beterraba, brócolis, cenoura, couve, repolho.
Cereais, massas e pães: arroz integral, aveia, pão de aveia.

Alimentos Neutros:
Carnes: carne bovina, peru, vitela.
Peixes: arenque, truta, atum, lula.
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral.
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra.
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre.
Cereais: granola.
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila.

Evite:
Carnes:frango, pato, porco, presunto.
Peixes e frutos do mar: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, marisco, ostra, polvo, mexilhão.
Derivados do leite: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite.
Frutas: carambola, caqui, côco, romã.
Verduras: alcachofra, tomate, milho verde, azeitona.
Cereais, massas e pães: arroz selvagem, farinha de trigo, milho, centeio.

Alimentos que estimulam a perda de peso: ovos, leite e derivados com baixo teor de gordura, carne, verduras, chá de alcaçuz.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: milho, trigo, lentilhas, amendoins e gergelim.

A dieta do grupo sangüíneo O:

Quase 50% da população apresentam este tipo de sangue. É o grupo mais antigo e resulta do cruzamento de várias culturas. Geralmente precisam comer proteína animal todos os dias. O aparelho digestivo é forte, pois produz sucos gástricos em abundância, importante para a digestão da carne. Porém, justamente por produzirem maior quantidade desses sucos gástricos, ocorre a maior incidência de doenças estomacais, como gastrites e úlceras. Não são bem-vindos aveia, trigo, grãos e derivados do leite. O sistema imunológico é bem ativo e consegue reagir ao estresse com grande atividade física.

Prefira:
Carnes: bovina, cordeiro, avestruz.
Peixes e frutos do mar: bacalhau fresco, linguado, salmão.
Derivados do leite: mussarela, leite de soja, tofu.
Frutas: ameixas frescas e secas, pretas ou vermelhas, figo.
Verduras: acelga, alcachofra, brócolis, cebola, escarola, espinafre.

Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru.
Peixes: atum, camarão, lagosta.
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas.
Frutas: noz pecan, castanhas, avelã, pinha.
Verduras: abobrinha, agrião, inhame.
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral.
Outros: óleo de canola.

Evite:
Carnes: porco, presunto, toucinho.
Peixes e frutos do mar: caviar, salmão defumado, polvo.
Derivados do leite: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete.
Frutas: laranja, morango, côco, amora.
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho.
Cereais, massas e pães: aveia, trigo, cuscuz e pão branco.

Alimentos que estimulam a perda de peso: algas, brócolis, peixes e frutos do mar, couve-manteiga, sal iodado, carne vermelha (carneiro, boi, caça, fígado), espinafre.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: couve-flor, feijão, lentilha, milho, couve-de-bruxelas, repolho, trigo e derivados (glúten).

A dieta do grupo sangüíneo AB:

Apenas 4% da população tem esse tipo de sangue. É uma adaptação moderna que surgiu da mistura do A e do B. Seu aparelho digestivo é sensível. Necessita de alimentos misturados em porções equilibradas. Já o sistema imunológico é excessivamente tolerante, tem reações às mudanças dietéticas e de ambientais. No geral, os alimentos recomendados são carne, peixe, produtos do leite, legumes, cereais, frutas e verduras.

Prefira:
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru.
Peixes e frutos do mar: atum, bacalhau, cavala, sardinha e truta.
Derivados do leite: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage.
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, kiwi, uva.
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve, pepino.
Cereais, massas e pães: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia.

Alimentos Neutros:
Carnes: faisão, fígado.
Peixes: arenque, linguado, carpa.
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão.
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego.
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem.
Cereais: cevada, germe de trigo, granola.
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho.

Evite:
Carnes: bovina, búfalo, frango, porco, presunto e vitela.
Peixes e frutos do mar: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri.
Derivados do leite: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, sorvete cremoso.
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga.
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete.
Cereais, massas e pães: farinha de cevada, de milho, cereais matinais, amido de milho.

Alimentos que estimulam a perda de peso: abacaxi, peixe, couve-manteiga, produtos do leite, tofu.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: trigo, feijão-mulatinho, milho, nozes e sementes, carne vermelha.

Fonte: Livro "Viva Melhor com a Dieta do Tipo Sangüíneo", de Peter D'Adamo (Editora Campus)

Conheça a personalidade para cada tipo de sangue:

O tipo de sangue pode influenciar não só seu prato. Os japoneses acreditam que o temperamento, os relacionamentos e até a carreira pode ser influenciada pelo líquido que corre em nossas veias. Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psciologia da Universidade de Ritusmeikan, em Quioto, 80% dos adultos japoneses crêem cegamente nesta teoria.
Confira:

Tipo A:
Temperamento: reservado, discreto, cauteloso e indeciso.
Relacionamentos: Faz de tudo para manter a harmonia nos grupos de que faz parte. Tende a se preocupar demais com os outros e por isso é dedicado a quem ama. Não resiste a uma declaração direta e sincera.
Carreira: tipo metódico e persistente, gosta de ordem e é perfeccionista. Consegue se dar bem em trabalhos que exigem atenção a detalhes.
Melhores carreiras: contador, bibliotecário, advogado, economista, escritor.
Saúde: Mais sujeitos a doenças cardiovasculares, diabete e câncer.
Famosos tipo A: Britney Spears e Adolf Hitler.

Tipo B:
Temperamento: Só age de acordo com a própria vontade e detesta ser controlado. De mente aberta, respeita opiniões diferentes.
Relacionamentos: Demonstrar o que sente e é sensível. Apesar de gostar de saber o que é importante na vida do parceiro, detesta romantismo exagerado.
Carreira: É pouco convencional e muito criativo, honesto, cheio de energia para o trabalho e perseverante. Entretanto, a pouca habilidade para delegar e a falta de diplomacia atrapalham a subida de posto em uma empresa.
Melhores carreiras: detetive, jornalista, artista, artesão, psiquiatra.
Saúde: Mais sujeito a doenças causadas por vírus, bactérias e parasitas.
Famosos tipo B: Jack Nicholson, Leonardo Di Caprio e Paul McCartney.

Tipo AB:
Temperamento: Mistura características dos tipos A e B. Às vezes parece ter dupla personalidade e muda de opinião de uma hora para outra. É racional ao extremo, crítico e percebe bem o caráter das pessoas.
Relacionamentos: Sente-se atraído por gente espirituosa, no amor e na amizade.
Carreira: Tem o dom de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo e é ótimo estrategista. É muito organizado.
Melhores carreiras: gerente, negociador, relações-públicas, professor e advogado.
Saúde: Mais sujeito a ter problemas cardiovasculares, diabete, câncer e doenças causadas por vírus e bactérias.
Famosos tipo AB: Jackie Chan, Marilyn Monroe e Mick Jagger.

Tipo O:
Temperamento: calmo e paciente, sabe como controlar suas emoções. É determinado e autoconfiante, talvez por causa de seu talento para pensar de forma direta e descomplicar a vida.
Relacionamentos: Com pessoas estranhas é um tanto desconfiado, mas com os amigos e a família é bastante carinhoso. Gosta de sentir-se valorizado.
Carreira: O poder o atrai e ele não se intimida em lutar para conquistá-lo. Muito competitivo, sabe liderar e fica muito à vontade no papel de chefe. Normalmente especializa-se em algum assunto e destaca-se na área. Melhores carreiras: contador, político, vendedor, terapeuta.
Saúde: Mais vulnerável a doenças relacionadas à falta de dopamina no cérebro, como depressão e obesidade, além de hipotireoidismo e úlceras.
Famosos tipo O: Rainha Elizabeth, John Lennon e Elvis Presley.

2 comentários:

Dietas da USP disse...

Já votei no Blog, como faço pra seguir?

Carla Moreira disse...

A hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta.

Visite o site controlar a pressão alta