segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Plantas Medicinais: A Maçã.

A macieira é uma bela árvore da família das Rosáceas, originária da Ásia central, mas que é cultivada em larga escala pela indústria de conservas. A casca do tronco é castanho-acinzentada e fendida, os ramos são frondosos e se recobrem, na primavera, de uma nuvem de flores brancas, reunidas em corimbos e pequenas umbelas. Existem uma infinidade de espécies de macieira, todas fornecendo os deliciosos frutos que conhecemos.

A maçã é muito popular na prática familiar como febrífuga, idstringente, refrescante. Em farmácia é utilizada - sob forma de xarope como corretivo de sabor de medicamentos desagradáveis.
Rica em Princípios alimentares e em vitaminas que estimulam e regulam o metabolismo, esta fruta, que se acha entre as mais sãs e higiênicas, não falta nunca no mercado, em nenhuma estação do ano: de mês em mês amadurece sempre uma nova qualidade.
Diz-se que uma maçã ingerida à noite, antes de deitar, desintoxica o organismo, conciliando o sono. Uma cura dietética à base de maçãs, feita por alguns dias, sistematiza o intestino, previnem os pequenos e grandes distúrbios, a começar pela prisão de ventre.
Cruas, cozidas, raladas, sob forma de sucos, xaropes e gelatinas, as maçãs constituem sempre um prato forte na dieta à base exclusiva de frutas.
Veremos a este propósito uma receita do naturalista Bircher-Benner, receita esta que valeria à pena introduzir em nossa dieta, ao menos duas vezes por ano.
Partes da planta a serem utilizadas: a casca dos troncos da macieira, coletada na primavera e conservada em recipientes de vidro, e os frutos.
PREPARAÇÕES:
Bexiga (inflamação)
-Tisana: descascar uma maçã madura, retirar as sementes, cortá-la em fatias e cozinhá-la em meio litro de água. Após vinte minutos, filtrar o líquido, adicionar a polpa passada através de uma peneira e uma colherada de mel. Beber a tisana em duas vezes durante o dia, repetindo a dose por vários dias consecutivos, ao menos até que o distúrbio tenha cessado.
Desintoxicação:
-Müsli: esta é a famosa receita do doutor Bircher-Benner, o müsli, como é chamado na Suíça, onde é amplamente utilizado. Trata-se de urna espécie de macedônia, que é servida, não ao fim da refeição, mas no princípio, como prato essencial; o seu valor alimentar é tal que talvez o müsli substitua a refeição inteira, podendo ser adotado nas dietas de emagrecimento, desintoxicantes, reconstituintes. Neste caso, pode-se substituir a refeição da manhã, ou a da noite, pelo müsli, pois é particularmente indicado para as crianças acima dos três anos, para as pessoas fatigadas e delicadas e para aqueles que sofrem de distúrbios do metabolismo. E eis a receita: macerar uma colherada de aveia em três colheres de água. Após 12 horas, adicionar uma colher de leite, uma de mel e o suco de meio limão. Descascar uma maçã grande e três pequenas, mas não retirar o seu pedúnculo e nem as sementes. Ralar as maçãs sobre o preparado precedente e misturar a polpa dos frutos com os outros ingredientes assim que esta caia no recipiente, para evitar que o contato com o ar a escureça. Pulverizar o preparado com uma colherada de amêndoas, ou de nozes, ou de avelãs, finamente trituradas. Ingerir o müsli em seguida.
Estômago (digestão difícil, acidez)
-Vinho de maçãs: cozinhar uma maçã, mondada e descascado, em um cálice e meio de vinho, com uma colher de açúcar e um pedaço de casca de limão. Passar tudo através de uma peneira e beber o vinho ao término da refeição.
-Água de maçãs nº 1: descascar e mondar uma maçã grande, cortá-la em fatias bem finas e adicionar 10 gr de folhas de melissa, o suco de meio limão e um pedaço de canela. Misturar tudo e adicionar, então, duas colheres de mel e meio litro de água fervente. Após dez minutos, passar a preparação através de uma peneira e beber a água de maçãs ao término das refeições.
Febre
-Água de maçãs nº 1: ver Estômago. Ingerir a água de maçãs durante o dia. Este preparado combate também a inflamação intestinal. Decocção: ferver 60 gr de casca de macieira, por um quarto de hora, em um litro de água. Adoçar a poção com um pouco de mel e bebê-la aos goles durante o dia, repetindo a dose até que o distúrbio tenha passado.
Intestino(diarréia, prisão de ventre, inflamação)
-Decocção para clister: ferver, por dois minutos, 25 gr de casca de macieira em meio litro de água. Deixar o líquido amornar, filtrá-lo e empregá-lo em seguida. A dose deve ser repetida duas vezes ao dia, até que a diarréia tenha parado.
-Tisana: ver Bexiga. É um remédio eficaz contra a inflamação.
-Purê de maças: trata-se de uma cura eficaz, segura e agradável contra a atonia intestinal. Cozinhar três maçãs maduras, descascados e sem pedúnculo, e um pedaço de casca de limão em um litro de água. Passar tudo por uma peneira, adicionar duas colheradas de mel e comer o purê em duas vezes, ao término das refeições. Uma cura prolongada com purê de maçãs será benéfica ao intestino atacado por prisão de ventre habitual. É aconselhável também uma cura diurética, durante alguns dias, somente à base de maçãs: maçãs cruas, cozidas; purê de maçãs; xarope; maçãs raladas.
-Vinho de maçãs: ver Estômago. Contra a prisão de ventre, beber o vinho ao término das refeições.
Leucorréia
-Irrigações: ferver, por 20 minutos, 50 gr de casca de macieira em um litro de água. Deixar o líquido amornar, filtrá-lo e empregá-lo para uma irrigação.
Resfriado
-Água de maçãs nº 1: ver Estômago.
-Xarope de maçãs: lavar maçãs, sem retirar a casca nem os pedúnculos. Cortá-las em quartos e coloca-las em uma panela, adicionando tanta água quanto os quatro quintos de seu peso. Ferver até a cocção. Passar tudo através de um tecido, espremendo a polpa para fazer sair a maior quantidade possível de suco; adicionar 30 gr de açúcar para cada litro de líquido passado e colocar novamente o recipiente no fogo. Deixar cozinhar em fogo lento por um quarto de hora e conservar o xarope em um vidro, em local fresco, por alguns dias. Consumir colocando algumas colheradas em pouca água fervente e bebendo o líquido em seguida.
Rouquidão
-Água de maças nº 2: cozinhar uma maçã descascado em meio litro de água. Filtrar, adoçar com uma colherada de mel e beber o líquido quente à noite, antes de deitar-se. A polpa servirá, no dia seguinte, para fazer um purê.
Empregos caseiros
-Cidra: a deliciosa cidra, tão popular especialmente em certas regiões da França e da Bélgica, é preparada do seguinte modo: cortar em pedaços as maçãs descascados, esmagá-las um pouco. e colocar a polpa em um recipiente de madeira, se possível, ou de barro. Deixar fermentar até que não se forme mais espuma sobre a superfície. Este fenômeno dura cerca de oito dias. Colocar o líquido em um recipiente igual ao primeiro e, após cerca de uma semana, fechar hermeticamente o mesmo, esperando um mês ou dois antes de transferir a cidra para garrafas que devem ser colocadas em local fresco e escuro. A cidra deve se conservar por vários meses e pode ser consumida simplesmente como bebida refrescante ou, adicionada à água quente, como antídoto do frio. Acídula e picante é uma das bebidas, entre as conhecidas, que mais saciam a sede.
Conservação das maçãs: ter sempre em casa um pouco de fruta doce significa assegurar à família, além de um alimento de primeira ordem, também um remédio contra os males mais ou menos graves. Escolher sempre maçãs boas, secá-las em um aposento bem arejado, revirando-as sempre, sem provocar contusões. O ideal seria colocá-las em esteiras. Após quinze dias, dispor as maçãs sobre uma prateleira, apoiadas sobre o pecíolo, tendo o cuidado para que não se toquem entre si.

Nenhum comentário: