quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Benefícios da Caminhada

Além de fazer bem a nossa saúde, uma boa caminhada pode ser fonte de novos amigos e boas companhias! Experimente você também! Eu recomendo…

Uma boa dica para quem quer começar a praticar exercícios, é começar aos poucos, dez minutos hoje, mais quinze amanhã, vinte minutos depois… e quando você perceber já estará fazendo uma ou duas horas de exercício sem perceber, isso é bom porque você cria um bom hábito, se acostuma com o exercício e reduz o risco de desistir. Nada que um pouco de disciplina não resolva!!!

Encontrei dez dicas muito interessantes do dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde. Veja a seguir as dicas citadas por ele:

1. MAIS AMIGOS:
A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos!!!! A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.

2. AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL:
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

3. AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES:
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.

4. É BOM PARA O CORAÇÃO!
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas - os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.

5. AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE:
Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o “bom colesterol” (HDL) e diminuir o “mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero. O paciente e seu médico determinarão a melhor alternativa em cada caso.

6. OSSOS MAIS FORTES:
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

7. MAIS VITALIDADE:
A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:
- Melhor estabilidade articular.
- Aumento de massa óssea.
- Aumento da taxa de hormônio do crescimento.
- Diminuição da freqüência cardíaca de repouso.
- Diminuição da pressão arterial.
- Melhor utilização da insulina.
- Controle da obesidade.
- Diminuição do risco de varizes.
- Diminuição do risco de derrame cerebral.
- Diminuição do risco de arteriosclerose.
- Diminuição do risco de lombalgia.
- Aumento da força.
- Aumento da flexibilidade.
- Aumento da resistência aeróbica.
- Aumento da resistência anaeróbica.
- Facilitação da correção de vícios posturais.
- Aceleração da recuperação de várias cirurgias.
- Melhora da qualidade do período gestacional.
- Facilitação do parto normal.
- Facilitação da mecânica respiratória.

8. AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.

9. DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO:
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.

10. CAMINHAR EMAGRECE!
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumenta suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do “mau colesterol” e diabetes. A caminhada pode ajudar - e muito - a alcançar o peso ideal para manter a saúde.

Fonte: Instituto Ortopedia & Saúde:Os 10 benefícios da caminhada

Nenhum comentário: