segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gergelim reduz a barriga.

Emagreça com Saúde!
Os louros vão para a dupla cálcio e ômega-3, que inunda essa semente e, comprovadamente, diminui as células gordurosas.
Pode acreditar! Incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo.
Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.
Estudos e mais estudos mostram que o
cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.
A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.

Tahine:
O modo de preparo é muito simples: toste na frigideira 1 xícara de gergelim sem pele. Espere esfriar e bata no processador, ligando e desligando, até obter uma farofa. Bata por mais alguns minutos para que o óleo das sementes se solte e adquira consistência de pasta.


por THAIS CAVALHEIRO

Nenhum comentário: