quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Seriguela e Umbu - frutas pouco conhecidas

Da mesma família da manga e do caju (anardeáceas), a seriguela pertence ao gênero Spondieae, o mesmo dos cajás. O fruto é adocicado, de sabor muito agradável, apropriado para consumo in natura ou para sucos e sorvetes.Propriedades medicinais: diurética, energizante. Indicações: aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpar ferida, queimadura.

O umbuzeiro foi batizado por Euclides da Cunha em, Os Sertões, como uma árvore sagrada da caatinga. Graciliano Ramos também o descreve em Infância e Gilberto Freyre disseminou a receita de um doce de calda preparado com umbu verde.
Árvore com até 6 m de altura de copa ampla em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15 m projetando sombra densa sobre o solo.O umbuzeiro perde totalmente as folhas durante a época seca e reveste-se de folhas após as primeiras chuvas.
Flores brancas, aromáticas e melíferas. A floração, pode iniciar-se após as primeiras chuvas independentemente da planta estar ou não enfolhada; a abertura das flores dá-se entre 0 hora e quatro horas (com pico as 2 horas).Frutos tipo drupa de forma arredondada, de 2 a 4 cm de comprimento, casca amarelo-esverdeada com um caroço. Polpa comestível branca, mole, suculenta e de sabor agridoce. 60 dias após a abertura da flor o fruto estará maduro.
Frutificação no verão.
O umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, de doces, de geléias, de vinho, de vinagre, de acetona, de concentrado para sorvete, polpa para sucos.O umbu possui metade de vitamina C do suco de laranja.
A resistência à seca é a principal característica do umbuzeiro, uma planta originária do semi-árido nordestino. É na raiz que se encontra o cheropódio, uma espécie de batata que armazena água utilizada pela planta nos períodos mais secos. Um umbuzeiro adulto vive em média 100 anos e pode até armazenar dois mil litros de água em suas raízes.
Seu nome em tupi-guarani é "y-mb-u", que significava "árvore que dá de beber".
Uma pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFB), professora Maria Spínola, diz que o umbu ainda é uma fruta pouco estudada, mas algumas propriedades medicinais já estão comprovadas. O umbu possui metade da vitamina C do suco de laranja. Na medicina caseira, a água da batata do umbuzeiro é utilizada como vermífugo e antidiarréico.



12 comentários:

Fernando Peltier disse...

Gostaria de saber se o umbú tem propriedade anti-diabética, anti-hipertensiva, etc. Eu sou diabético e toda vez que faço uso da fruta, principalmente como suco, percebo que minha glicemia desce e regula. Quero obter uma resposta. Fernando Peltier
fernandopeltier@hotmail.com

Anônimo disse...

fernando de oliveira. eu tambem acho pois toda vez que percebo a glicose aumentando(meu ouvido direito é um chiado só) como agora a pouco eu mastiguei uns tres umbus e noto que a glicose dá uma parada.lendo o seu comentário é que percebí isso e vou fazer um teste por uam semana. oliveirahhaju@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Fernando, sou diabético tipo 2, e tb notei que meu açucar baixa quando uso umbú. Tanto que ao pesquisar encontrei sua pergunta. Vamos correr atráz de nossa melhora.Estou fazendo um gráfico diário usando umbú,e breve tiro conclusões mais convincentes.
abraços

Viagra Online disse...

Interesante, a mi me gusta mucho aunque no tenia idea de que tenia tantos usos medicinales.
Gracias

eti disse...

O UMBUM SERVE MESMO PARA GLICEMIA?
emasilvino@hotmail.com

eti disse...

qual é as propriedades vitaminicas que possui o umbum e a seringuela?

Anônimo disse...

Caros leitores!

Tem q se tomar cuidado com tudo que diz na internet sobre qq tipo de produto na cura de determinadas doenças, pois cada organismo reage de forma diferenciada,sei q todos nos queremos um remedio natural eficaz na ajuda de cura pra glicemia, mas vamos tomar cuidado e analisar bem tudo antes de tomarmos algo q nos possa ser prejudicial ainda mais a nossa saude...
Antes seria melhor consultar um medico pra se orientar melhor...
abraços

Anônimo disse...

Não conheço nada a respeito de que estas frutas ,umbú e seriguela abaixe a glicemia, mas o pepino tomado em jejum 1/3 com um pouco de agua batido no liquidificador resolve mesmo.

Anônimo disse...

oi galera!
eu acredito muito a cura com os vegetais, já deixei de levar filhos no médico usando sucos e frutas.
Obrigado meu Deus por tantas frutas deliciosas que curam!

Unknown disse...

Posso tomar suco. de. ombu que sou diabete 2

Unknown disse...

Umbu é a mesma seriguela ?

Unknown disse...

Oi, Fernando!! Esses dias tbm notei isso. Depois que comi, senti um mal estar e a minha glicose tava baixa