quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Benefícios da Romã

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor. Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro. Além de sorte e amor, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.

Seus princípios ativos são: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino. A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.

Auxilia nos seguintes problemas de saúde:

- Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.
- Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais. O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira, mas são difíceis de serem encontradas, e as folhas também servem. Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da romanzeira em 1/2 litro d’água. Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia. Nas farmácias de
homeopatia já existem prontos sprays de romã, que têm a mesma função.
- Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
- Solitária: a solitária é uma
doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas. Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme. Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.
- Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.

8 comentários:

Unknown disse...

otimo o site.

parabens ...!!!

voce poderia me dizer quem canta esta musica , que rola no site ?

grato

valmir@prosafety.com.br

leti disse...

Muito bom o post, esclarece bem! Se tiver interesse, trabalhamos com um suco de romã, sem conservantes. Qualquer coisa, é só me escrever, leticia@emporiohungaro.com.br

Viagra Online disse...

he estado muy entusiasmado por encontrar el blog, porque habia perdido mi carpeta de favoritos, ahora que lo encuentro tras una larga y pesada busqueda quiero hacer expreso mi placer al leer las lineas. POr cierto, lo hago en castellano porque estoy aprendiendo portuguez y me da pena escribir porque aun no soy muy bueno. Yo se que me entienden asi. j23j

maria Eugenia Paiva disse...

Gosto tanto de Romã, como da bonita música ue acompanha a leitura sobre as propriedades de tão gostoso fruto.
Poderei saber uem é o cantor?
Muito Obrigada
Maria Eugenia

xlpharmacy coupons disse...

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor. Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro. Além de sorte e amor

zildalinda disse...

voce poderia me dizer quem canta esta musica , que rola no site ?

grato

zildalinda9@hotmail.com



abraços!

Paulo disse...

Muito bom.Eu geralmente tenho o intestino solto.E procuro mais as frutas que prendem; como a goiaba,etc.Eu gosto bastante do chá das folhas novas da goiabeira por ser excelente para combater as diarreias.Estava procurando também a função da seriguela e achei muito interessante a sua função.Parabéns.

Penelope Penteados disse...

Já conhecia a romã como alívio pras dores de garganta e acabei sabendo de mais utilidades dessa fruta tão especial. Vou adicionar às informações da nossa página sobre ela. Espero sua visita!