quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Goiaba: reduz o nível de colesterol e auxilia o emagrecimento


Encontrada em qualquer época do ano, a goiaba é uma fruta muito saudável e saborosa. Seu inconfundível cheiro faz com que seja muito fácil de ser identificada. Mas, o que as pessoas ainda não sabem, é que a goiaba vermelha também é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea.Isso acontece porque a fruta é rica em Licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras.A ingestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.Além de todos estes benefícios, a fruta ainda é uma fonte de Vitamina C. Portanto, vale a pena incluí-la na dieta alimentar de toda a família, pois isso, associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares, pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas.

A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.
Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles que possuem aparelho digestivo delicado, ou que tenham problemas intestinais (diarréias, estomatites).
Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções da boca e garganta, ou para lavagens de úlceras e irritações vaginai
De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C.
Para conservar goiabas, o melhor é limpá-las e guardá-las na geladeira, pois se estragam com facilidade. Quando não são consumidas logo, começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer deliciosos doces. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.
Seu período de safra vai de janeiro a maio.

3 comentários:

maisa disse...

ja gostava da frutas ,de agora em diante vou cosumi-la ainda mais.Adorei

Viagra Online disse...

La guayaba es una de las frutas mas deliciosas del mundo, a mi me encantan los productos a vace de guayaba como la jalea, siemore trato de desayunar con jalea por que es lo mas sabroso!! y no sabia todos los beneficios de la fruta!22dd

secure tabs disse...

Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções da boca e garganta saudável e à prática de exercícios físicos regulares, pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas.