segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Cromoterapia nos alimentos

A Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.
A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais sutis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.
A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas , tais como, pressão alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaléia,bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo. Com o aparelho de Cromoterapia podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.

A Cromoterapia Alimentar baseia-se na energia dos Raios que os alimentos absorvem do espectro solar e nos transmitem através da alimentação. Embora a composição dos vegetais seja muito importante na definição dos raios captados, para facilitar a escolha dos alimentos, o leigo em cromoterapia deve considerar a cor externa dos mesmos Entretanto, como verão, alguns alimentos indicados não apresentam externamente a cor a que estão relacionados. Por exemplo, os alimentos que contêm ferro captam o vermelho em quantidade proporcional à concentração desse mineral.

Propriedades das cores:
VERMELHO - aumenta o calor, estimula a circulação do sangue e permite a liberação da adrenalina. Dispersa o cansaço físico e a inércia.
Alimentos indicados: tomate, pimentão vermelho, caqui, maçã, cereja, groselha, ameixa vermelha, beterraba, rabanete, agrião, espinafre, berinjela e todos os vegetais que contêm muito ferro.
Emocional: traz autoconfiança e iniciativa, força de vontade, cor indicada para depressão, inércia, medo, angústia, insegurança, preocupação excessiva.
Físico: cor recomendada para anemia, paralisia, má circulação, problemas sangüíneos, ossos, dentes e problemas de coluna.
Contra-indicada para agressividade e irritabilidade.

LARANJA - tem função regeneradora e revitalizadora e é mais energética do que o amarelo. Atua sobre o físico, mental e emocional, induzindo a transmutação das características inferiores em mais elevadas, razão pela qual é chamada de "Raio da Sabedoria". Sua ação sobre a mente é magnífica, ajudando a assimilar idéias novas e libertar-se das limitações.
Alimentos indicados: mamão, cenoura, abóbora, abricó. Cor laranja misturada com amarelo: laranja, tangerina, damasco, alguns tipos de mangas, pêssegos etc.
Emocional: cor indicada para depressões, inibições, repressões, incompreensão, intolerância, ciúmes, possessividade, inveja, imaturidade e inflexibilidade.
Físico: atua sobre os processos assimilativo, distribuidor e circulatório do corpo. Excelente para traumatismos ósseos e eliminação de gorduras na corrente sangüínea. Estimula a energia sexual. Recomendada também para desordens do baço e moléstias dos rins, artrite, diarréia, impotência sexual, frigidez, bronquite, asma e moléstias dos pulmões. Também indicada para cálculos biliares, epilepsia, paralisia e cólera.
Contra-indicada para estados de euforia, irritabilidade e agressividade.

AMARELO - representa a energia vital que a tudo revitaliza e reproduz. Relaciona-se com a atividade mental e intelectual.
Alimentos indicados: melão, abacaxi, caju, banana, milho, maracujá, mandioquinha, pimentão amarelo, limão amarelo e as que contêm o laranja misturado ao amarelo (laranja, mexerica, tangerina etc.).
Emocional: indicada para stress, tensão, cansaço mental, falta de autocontrole, culpas, vitimização, autopunição.
Físico: recomendada para arteriosclerose, sistema nervoso, problemas do fígado, intestinos, estômago, pele, diabete, fortalecimento das artérias, veias e vasos. Contribui para problemas da medula, regeneração dos ossos e fortalecimento dos músculos. Estimula as faculdades mentais.
Contra-indicada para futilidade, exibicionismo, euforia.


VERDE - cor da natureza, da harmonia, do equilíbrio e da cura generalizada. O raio verde governa não somente o coração, do ponto de vista físico, como também os problemas emocionais e repressivos que levam aos ataques cardíacos, que são devidos freqüentemente ao medo de dar, de se envolver ou de ser ferido. Estabilizador, desacelerador e anti-séptico.
Alimentos indicados: todas as hortaliças em folhas, abacate, limão, uva verde, fruta-do-conde etc. O famoso suco de clorofila é excelente para a saúde.
Emocional: contribui para a eliminação de mágoas, ressentimentos, raivas, ansiedade, egoísmo e medo de envolvimento. Traz sensação de paz e harmonia, contribuindo para o equilíbrio interior e exterior. Ajuda a desenvolver o amor incondicional e a se doar, sem nada esperar em troca. Em tons bem claros, atua como calmante.
Físico: excelente para problemas circulatórios, do coração, pressão sangüínea, fígado, estômago, intestinos, vesícula biliar, processos infecciosos, pâncreas, bexiga, sistema muscular, úlceras, dores de cabeça, gripes, resfriados, câncer e partos.
Não tem contra-indicações.

AZUL CELESTE - funções principais: estabilizador, desacelerador, anti-séptico, refrigerante, adstringente e calmante.
Alimentos indicados: uvas, ameixas pretas, uvas-passas, repolho, acelga e todos os alimentos esbranquiçados.
Emocional: indicada para o perfeccionismo, inaceitação da vida, de situações e pessoas, crítica excessiva, orgulho, irritabilidade, intolerância, inflexibilidade, nervosismo, agressividade, violência, insatisfação, falta de criatividade, histeria e obsessão.
Físico: recomendada para problemas de garganta, tireóide, gula, caxumba, comichão, dores de cabeça, insônia, problemas ósseos, palpitação, pulmões. Atua sobre o sistema nervoso central, muscular, circulatório e pele.
Contra-indicada para apatia, depressão, tristeza, melancolia.


AZUL ÍNDIGO - purificador da corrente sangüínea, anestésico, expande a mente. Verdadeiro pronto-socorro em casos de acidentes.
Alimentos indicados: misturada com outras cores, encontra-se no espinafre, couve, brócolos, berinjela, uva escura, jabuticaba. Também os alimentos indicados na cor azul celeste.
Emocional: indicada para medos, inibições, obsessão e qualquer tipo de problema mental e psíquico.
Físico: recomendada para moléstias dos pulmões, asma, dispepsia, visão e audição, tumores, hemorragias, dores ocasionadas por ferimentos, rupturas de bolsas de gestantes com sangramento. Excelente para problemas neurológicos.
Não tem contra-indicações.


VIOLETA OU LILÁS - cauterizador, ação saneadora e bactericida. Quando utilizado como raio físico ou mental, deve ser empregada em seguida a cor azul claro para sua fixação.
Alimentos indicados: repolho roxo, beterraba, rabanete, figo, uva, maçã, ameixa preta, berinjela, uvas, amoras, brócolos.
Emocional: desenvolve a intuição e a percepção, contribui para o desenvolvimento e equilíbrio espiritual. Indicada para sentimentos de solidão, melancolia, falta de fé em si, nos outros e em Deus, neuroses e problemas mentais.
Físico: auxilia no tratamento de reumatismo, tumores, meningite, problemas renais, da bexiga, estômago, ferimentos, áreas genitais femininas, problemas circulatórios, neurológicos e câncer.
Contra-indicada para apatia, depressão, tristeza, melancolia.


Correlação com os elementos da natureza:
As características da personalidade ou até mesmo os estados emocionais transitórios também podem ser trabalhados através da correlação com os elementos da natureza.
Assim, pessoas em estado TERRA (super preocupadas ou concentradas, deprimidas) devem ingerir mais verduras e frutas, moderando os tubérculos (batata, cenoura, beterraba, mandioca etc.).
Já os indivíduos em estado AR (dispersivos) precisam exatamente dos tubérculos e devem evitar os alimentos granulados.
O estado FOGO (nervosismo, irritabilidade, agitação, agressividade, euforia excessiva) requer moderação de proteínas animais (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados), alimentos estes indicados para o estado ÁGUA (indolência, preguiça, falta de força de vontade, apatia).

Outras Dicas:
As propriedades das cores também podem e devem ser aplicadas para outras finalidades, a saber:
Solarização de líquidos: os mesmos resultados podem ser obtidos através da solarização dos líquidos. Basta escolher uma vasilha de vidro ou cristal incolor, enchê-lo com água filtrada ou mineral, envolvê-lo com papel celofane da cor necessitada e deixar ao sol durante 2 horas. Por exemplo, para uma pessoa em estado depressivo, recomenda-se a solarização do líquido em vasilhame envolvido em papel celofane vermelho ou laranja. A água deve ficar fora da geladeira e consumida em, no máximo, 12 horas.
Vestuário: a orientação acima sobre as propriedades da cores deve também ser aplicada na escolha do vestuário. Por exemplo, uma pessoa em estado agressivo, deve evitar as cores vermelha, laranja e amarela e optar por tonalidades de azul ou de verde.


Nenhum comentário: