quarta-feira, 27 de março de 2013

Importância do Alongamento



Hoje alongar-se é essencial mesmo para os sedentários. Agora, além de antes, durante e depois da malhação, o alongamento deve ser feito em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que se passe muito tempo na frente do  computador. Alongar é fundamental para evitar atrofia da musculatura e desenvolvimento de Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Essa mudança ocorreu em função da alteração de paradigmas na prática de exercícios físicos. Antes, havia muita preocupação com a estética e, em função disso, abria-se mão de questões fundamentais para a saúde, como a postura. Infelizmente, ainda é possível ver pessoas que não conseguem caminhar retas, mas exibem músculos salientes e definidos. Esse, definitivamente, não é um bom resultado. O alongamento, quando realizado como um movimento consciente, desperta no corpo a relação entre as partes e o todo. Mas sem treino, esforço e concentração a prática pode ser mais complicada. Não somente é fundamental conhecer o funcionamento do seu corpo, como é preciso saber quanto esforço ele pode realizar sem dano. A consciência corporal elimina o risco de lesão ou de um dano futuro.

Todo o grupo de alongamentos antes realizados rigidamente como condição para a prática de exercícios continua valendo e ainda consta como ritual das aulas coletivas, é uma etapa preventiva, Como não se tem como saber quem está ou não consciente, acaba sendo melhor submeter-se a uma determinada sequência de movimentos que eliminem ou reduzam a chance de dores excessivas no dia seguinte.

Para que objetivos como, alinhamento postural ou perda de  peso  sejam atingidos é preciso de um monitoramento que impeça que seja cruzada a linha do perigo e não é preciso fazer algum curso específico para entender as mensagens enviadas por nosso organismo. Ele se comunica através de sinais básicos e fáceis de serem entendidos, como as sensações de conforto e de desconforto. Se você está atento, percebe o exato momento em que a dor surge e para. Não é agradável sentir dor, então por que não parar? Das duas uma, ou a pessoa está tão obstinado a alcançar um determinado resultado ou não está prestando atenção no que está acontecendo.

A dica é sempre começar a praticar qualquer atividade física, inclusive alongamentos monitorados por um profissional na área.
É importante alongar-se antes, durante e após a prática de exercícios físicos.






Nenhum comentário: