terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Fígado


O fígado e suas funções
O fígado é o maior órgão do corpo humano, está localizado no lado superior direito do abdômen, protegido pelas costelas.
É a mais volumosa de todas as víceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg. Tem a cor vermelha- amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa; produz a grande maioria de substâncias essenciais para o resto do corpo e remove as substâncias prejudiciais ao organismo. Produz a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão. Também produz hormônios, proteínas e enzimas que mantêm o corpo funcionando normalmente. Tem participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular. Tem papel importante na decomposição do colesterol, manutenção do açúcar no sangue, e também na composição de medicamentos.

Funções do Fígado:
1.Secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase;
2.Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação;
3.Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células;
4.Sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras;
5.Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo;
6.Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

Causas principais que prejudicam o bom funcionamento do fígado:
1. Dormir tarde e despertar tarde.
2. Não urinar pela manhã.
3. Comer demasiado.
4. Pular o café da manhã.
5. Consumir muitos medicamentos.
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais.
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos, mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarrega o fígado.
Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior.

Devemos seguir estes conselhos sem que signifique maior gasto. Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

Nenhum comentário: