terça-feira, 22 de dezembro de 2009

E Deus criou o café...


Café combate câncer, cirrose, glaucoma e outras enfermidades, dizem pesquisas científicas, e ainda não tem os malefícios dos refrigerantes (coca-cola e outros), e combate radicais livres.

A dose certa ingerida por dia diminui produção de substâncias causadoras de doenças hepáticas.

Uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como cirrose e o câncer, especialmente quando a causa delas é o consumo excessivo de álcool, segundo um estudo do instituto italiano Mario Negri.
Segundo os pesquisadores, a cafeína apresenta propriedades benéficas se for consumida em doses adequadas, pois, inibe a ação das enzimas gama-glutamil transpeptidase (GGT), também chamada de transferase e alanina transaminase (ALT), que é um dos indicadores da cirrose, que desencadeia tais doenças.
Foram analisadas 100 pessoas durante dois meses. Através dos dados coletados, foi possível comprovar que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomaram a bebida com a mesma frequência, ou seja, o risco de morte por cirrose reduz em 30% nos pacientes que consomem muito café. O mesmo acontece com o hepatocarcinoma, a forma mais frequente de câncer de fígado.

Os cientistas acreditam que tais resultados podem levar à descoberta de moléculas protetoras contidas no café, moléculas essas antioxidantes, mas lembram que o excesso delas também pode causar problemas como taquicardia e insônia.Outros estudos confirmam que o café é rico em fibras e benéfico para a flora intestinal conforme dados do Instituto de Bioquímica da Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Dados de que o café é rico em antioxidantes aumentam a cada dia conforme a Escola de Ciência de Alimentos da Universidade de Reading, Inglaterra e a Escola de Farmácia da Universidade de Navarra, Espanha.

O café também é benéfico para o glaucoma segundo a Clínica de Olhos da Universidade da Basiléia, Suíça, para os rins conforme o Departmento de Medicina da Universidade de Messina, Itália e para o blefarospasmo (tremor das pálpebras) segundo a Universidade de Bari, Itália.
O café não apenas é seguro para gestantes segundo o Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque e o Instituto Linus Pauling da Universidade de Oregon, EUA, mas indicado para a diabetes gestacional segundo a Universidade de Washington, EUA.

Enquanto que os refrigerantes prejudicam os dentes, coração, pulmão e aparelho digestório, o café não tem este problema segundo a Universidade de Louisiana, EUA.
E tem mais: o café e benéfico para a gota segundo o Centro de Pesquisas da Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá e a cada mês aumentam os dados confirmando que o café previne a doença de Parkinson segundo o Instituto Nacional de Saúde de Helsinki, Finlândia além de prevenir o câncer de mama conforme a Universidade de Toronto, Canadá, o câncer de cólon segundo a Universidade de Ferrara, Itália e a diabetes do adulto segundo a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, além de melhorar a memória e prevenir a doença de Alzheimer, conforme médicos do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade e Córdoba na Espanha.

E o futuro promete mais novidades....e pensar que tudo começou no Brasil com pesquisadores da UFRJ ( Prof. Luis Trugo e Prof. Darcy Lima) onde sobra coragem para fazer pesquisas de coisas bem brasileiras...como o café.

Mulheres que tomam café protegem-se contra o câncer de útero.

Três xícaras diárias da bebida diminuem os riscos em até 60%

Um novo estudo realizado pelo Ministério de Saúde do Japão sugere que mulheres que consomem café diariamente possuem chances menores de desenvolver câncer de útero.
A realização do estudo foram analisadas durante mais de 15 anos, 54 mil mulheres, com idades de 40 e 69 anos. Desse total de 54 mil mulheres, 117 apresentaram a doença. Os pesquisadores então separam dois grupos, de acordo com a quantidade ingerida de café.
O resultado foi surpreendente até mesmo para os pesquisadores que descobriram que as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentavam 60% menos de chances de desenvolver a doença, ao contrário das mulheres que tomavam café menos de 2 vezes por semana.
A nutricionista e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, Daniela Jobst explica que isso pode acontecer diante da formulação do café. O café pode baixar os níveis de insulina o que possivelmente reduz o risco de desenvolver câncer do útero".


Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, M.D, Ph.D. Médico pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, RGS
Mestre e Doutor (Ph.D.) em Medicina, Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew, Universidade de Londres, Inglaterra Pós-Doutorado em História da Medicina, British Medical Association, Londres, Inglaterra Professor de Farmacologia Clínica e História da Medicina, INDC, UFRJ

Leites de Linhaça



Com sua textura cremosa, sabor levemente doce e adstringente, o leite e vitaminas preparadas a partir da semente de linhaça será muito saboroso, nutritivo e curador.

As receitas aqui apresentadas são meras sugestões que podem ser usadas no prepara de mamadeiras, lanche da tarde ou aquele leitinho antes de deitar.

No caso das mamadeiras, a escolha das frutas e outros saborizantes precisará estar adequado ao gosto e idade da criança.
No caso de ser consumido como um lanche vespertino, tal vitamina cumprirá inúmeras funções como reduzir compulsão, tratar constipação, equilibrar hormônios e mente etc.
No caso da vitamina noturna, pode substituir o jantar ou então ser o que faltava para um sono de qualidade, já que os leites de sementes ajudam na liberação da serotonina, neurotransmissor importante para um sono reparador. E, com seu valor protéico, irá ajudar no rejuvenescimento de unhas, cabelos, pele, músculos, tendões e ossos.
Haja saúde plena!!!

Leite de Linhaça
1) Hidratação ou pré-germinação: coloque 2 colheres de sopa (adulto) de semente de linhaça crua e íntegra ou 1 colher de sobremesa (crianças até 12 anos) sobre uma peneira e lave de possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e deixe de molho por 8 horas em 10 colheres de sopa de água filtrada ou de coco verde (metade no caso de crianças).
2) Preparo do leite: coloque no liquidificador. Acrescente 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco verde. Bata bem até que esteja bem triturada e se obtenha bom rendimento de leite. Coe na panela furada número 1 para ficar aquela textura cremosa e macia de um leite.
O que passa no coador é o leite que poderá ser tomado com um chá de ervas, chocolate sem açúcar ou puro. Confesso que esta não é a forma mais saborosa, mas existem muitos gostos. A outra opção é o preparo das vitaminas e mamadeiras (de crianças e adultos) conforme sugestões a seguir.
O que fica sobre o coador são as fibras da linhaça com traços da sua polpa e mucilagens. Em geral guardo no freezer e junto as fibras de 1 semana para fazer cookies de linhaça.

As Vitaminas e Mamadeiras
Obtido o leite volte para o liquidificador para preparar as vitaminas com frutas e outros saborizantes. Saiba mais sobre saborizantes em Leites de Sementes - Parte II
Bem, bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso e sirva imediatamente.
Um néctar dos deuses ...

As sugestões
De Morango (orgânico): 1 xícara (chá) de morangos + 1 banana nanica.
De Mamão: 1 xícara (chá) de mamão formosa picado + 1 colher sobremesa de uva passa. Opcional: gotas de baunilha.
De Banana: 1 banana nanica (caturra) grande em rodelas + 1 rodela de gengibre. Opcional: canela em pó a gosto.
De Goiaba: 1 goiaba vermelha grande picada + 1-2 ameixas preta seca.
De Manga: 1 manga picada + folhas de hortelã ou erva-doce (pode ser a semente seca também).
De Maçã: 2 maçãs (sem casca e sementes) picadas + 2 colheres (sopa) de abacate + gotas de limão.
De Fruta-de-Conde (Pinha): 1 xícara (chá) de pinha sem as sementes + gotas de limão.
De Coco verde: 1/2 xícara (chá) de polpa de coco verde (ideal com 0,5 cm de espessura) + 1 xícara (chá) da água do coco verde - 1 colher (sopa) da semente de linhaça hidratada (ver preparo acima) - suco de 1/2 limão.

Enfim, use e abuse das frutas da estação, pois estarão mais doces, carnudas e baratas.
Por: Conceição Trucom

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Por que o espinafre faz mal à saúde.



O consumo do espinafre aumenta a cada dia que passa. O famoso marinheiro Popeye, faz propaganda do alimento, dando a entender que quem come espinafre está sempre forte e pronto para superar qualquer obstáculo.

O que poucos sabem, é que no mesmo país de origem do desenho (Estados Unidos), há algumas décadas atrás, a ingestão de leite batido com espinafre (o objetivo era enriquecer a bebida com ferro), causou a morte de crianças recém-nascidas. A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor.

Posteriormente, descobriu-se que a presença do espinafre no leite era a causadora da tragédia, mas na época (1951) o fato foi encoberto e o desenho do marinheiro Popeye continuou a ser exibido.

Por que devemos tomar cuidado com o espinafre

O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro.

Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo.

Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo.

Por isso, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo.

Outra grande preocupação é o possível efeito tóxico que a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes na planta pode causar nas pessoas.

Com o objetivo de avaliar todos esses problemas, uma pesquisa, que resultou em uma tese de mestrado, foi desenvolvida na ESALQ/USP sob minha orientação.
O estudo intitulado 'Avaliação química, protéica e biodisponibilidade de cálcio nas folhas de couve-manteiga, couve-flor e espinafre' teve como objetivos verificar se determinadas plantas podiam ser utilizadas na dieta humana, sem causarem prejuízos à saúde e o bem-estar do indivíduo.

A pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)

As folhas estudadas foram adquiridas no comércio local e a folha de espinafre foi também adquirida de outros dois locais: da Fazendinha da UNIMEP e da horta do Departamento de Horticultura da ESALQ/USP.

Essas folhas foram lavadas, secas em estufa e moídas. A seguir, foram acrescentadas nas dietas que foram avaliadas durante o ensaio experimental com duração de 30 dias.

Resultados
Os resultados começaram a impressionar quando verificamos os teores dos dois fatores antinutricionais investigados: ácido fítico e oxálico. A folha de espinafre apresentou valores muito altos em relação às demais.

Como conseqüência desse fato, os animais alimentados com a folha de espinafre morreram na primeira semana, e portanto, não puderam ser avaliados até o final do estudo.

Várias tentativas foram feitas, utilizando dietas com folhas de espinafre cozidas (acreditávamos que o calor pudesse destruir os fatores tóxicos presentes) ou folhas de espinafre provenientes de outros locais (livres de agrotóxicos que pudessem ter influência).

Contudo os mesmos resultados repetiram-se, ou seja, houve a morte dos animais com hemorragia, tremores e perda de peso. Os rins dos animais mortos foram retirados e analisados pela Faculdade de Piracicaba/UNICAMP.

De acordo com o laudo apresentado pelo Departamento de Patologia, foi comprovado inchaço renal, indicando uma nefrotoxidade, edema celular e depósito de substâncias aparentemente cristalizadas nos túbulos renais, o que provoca disfunção renal.

De acordo com vários pesquisadores, a explicação provável estaria na presença do ácido oxálico no alimento, que além de causar um balanço negativo de cálcio e ferro, em doses superiores a 2g/Kg de peso, pode causar toxicidade nos rins.

Já o ácido fítico, quando na proporção de 1% na dieta, seria o responsável pela redução do crescimento dos animais jovens.

Na década de 80, estudos já atribuíam ao ácido oxálico sintomas como lesões corrosivas na boca e trato-intestinal, hemorragias e cólica renal, causados pela ingestão de plantas ricas nesta substância. De acordo com esses mesmos estudos, o espinafre que possui a relação de ácido oxálico/cálcio superior a 3, deve ser evitado. Na nossa pesquisa isso foi observado.

Com relação às demais folhas, couve-manteiga e couve-flor, não foi observado nenhum efeito tóxico, verificando-se que a melhor biodisponibilidade e retenção de cálcio nos ossos (73%) ocorreu nos animais que ingeriram a dieta contendo couve-manteiga.

Os resultados desse estudo nos levam a acreditar que o consumo de espinafre deve ser substituído por outros vegetais folhosos, já que os efeitos proporcionados pela ingestão das substâncias antinutricionais presentes na folha, podem ser prejudiciais à absorção de nutrientes importantes para nossa saúde, e essas mesmas substâncias podem causar sérios problemas tóxicos.

Os resultados também sugerem que além da grande presença de ácido oxálico e fítico, provavelmente a folha do espinafre contenha outras substâncias tóxicas, que supostamente levaram à óbito os animais do estudo, bem como causaram o incidente com os recém-nascidos nos Estados Unidos. Essas substâncias, ainda não identificadas, exerceriam ações tóxicas em pessoas mais sensíveis e levariam a chamada 'doença do branco do olho azul'.

Fica claro, portanto, a necessidade de mais estudos elucidativos a respeito do assunto.

Finalizando, a minha dica é que todos procurem dar preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, as folhas de cenoura, beterraba e couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro.

*
Jocelen Mastrodi Salgado - Profª. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba.
Autora dos livros: 'Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento' e 'Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças', editora Madras.


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sucos ajudam no combate e prevenção de doenças


Conheça receitas de sucos para intestino preguiçoso, melhora da memória, combate a osteoporose e combinações especiais para as crianças.

Suco da limpeza total
Duas fatias grossas de abacaxi, uma maçã descascada e sem as sementes, uma rodela de gengibre. Bata tudo no liquidificador e sirva fresquinho, na hora.

Intestino feliz
Na noite anterior, deixe duas colheres de sopa de sementes de linhaça em água. Na manhã seguinte, coloque as sementes hidratadas no liquidificador, acrescentando uma boa fatia de mamão, uma banana nanica, uma maçã descascada e sem as sementes, três ameixas secas sem caroço e água a gosto. Bata tudo e sirva imediatamente.

Suco para memória
(Suco cítrico com agrião e germe de trigo)

Benefícios:

Proteção cardiovascular em fumantes, auxilia na redução da agregação plaquetária, antioxidante, ansiedade, reduz nervosismo, hiperatividade. Vitamina E, magnésio e vitamina c.

Ingredientes:
12 laranja média sem casca
250 ml de suco de tangerina
1 xícara (chá) de agrião
1 colher (sopa) de germe de trigo
1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Retire o excesso de bagaço de 12 laranjas média sem casca e sem sementes e corte-a em cubos. Bata a laranja no liquidificador com 250 ml de suco de tangerina, 1 xícara (chá) de agrião limpo e picado, 1 colher (sopa) de germe de trigo e 1 colher (sopa) de açúcar mascavo por 1 minuto, ou até ficar uma mistura homogênea. Sirva bem gelado.

Suco para menopausa e prevenção de câncer

(Suco de laranja, maçã e linhaça)

Benefícios:

Redução do risco aterosclerose associado e dislipidemia, prevenção do câncer de mama, ovário e endométrio. Presença de Omega 3, fitostrógenos, fibras, vitaminas e minerais.

Ingredientes:
1 laranja grande , sem sementes , sem a casaca e as partes brancas interna
1 maçã sem sementes em cubos
1 colher das de ( sopa ) de linhaça moída
2 copos de água ( 400 ml )
4 pedras de gelo e adoçante a gosto
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva em seguida

Suco para osteoporose

(mamão com gergelim)

Benefícios:

Auxilia no transito intestinal, manutenção dos níveis adequados de cálcio. Boa disponibilidade de cálcio, prebiótico, vitaminas e minerais.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de gergelim
200 gramas de mamão
12 litro de água
Mel a gosto

Suco para tratamento de enjoo

(suco com gengibre)

Benefícios:

Auxilia no tratamento de enjôo, estimulante intestinal. Vitaminas e minerais, óleos voláteis.

Ingredientes:
1 abacaxi descascado
1 maço de hortelã
1 pedaço bem pequeno de gengibre
Modo de preparo: bata o abacaxi, as folhas de hortelã e o gengibre no liquidificador. Servir com gelo.
Se você tiver um juicer, pode usá-lo. Coloque os ingredientes nesta ordem: abacaxi, hortelã (no juicer dá pra ser com talo e tudo), gengibre (com cuidado porque o gengibre é bem duro) e abacaxi.

Suco para prevenção de doenças do coração: suco de aipo com melancia

Benefícios:

Previne cardiopatias, cálculos renais ,reduz resistência a insulina. Vitaminas e minerais, principalmente magnésio.

Ingredientes:
2 fatias de melancia picada
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de linhaça ou quinua real
1 colher de sopa de mel (orgânico)
1 cubo de gelo.

Vitamina energética e para hidratação da pele:

(Vitamina capuccino com cacau em pó)

Benefícios:

Ação varredora de radicais livres, antiinflamatório, pode prevenir aparecimento de células cancerígenas, estimulante:(alta concentração de polifenois, vitaminas e minerais,cafeína, proteínas).

Ingredientes:
1 unidade(s) de banana nanica picada(s)
1 colher(es) (chá) de café instantâneo granulado
1 colher(es) (chá) de cacau em pó
12 copo(s) de iogurte desnatado
Quantidade de açúcar e água a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado.
Rendimento: 1 porção

Sucos para criança
Os sucos podem ser feitos com leite ou água. Deve-se observar que se for para levar para escola não deve ser feito com leite devido ao risco de contaminação.

Suco amarelo

(suco calmante)

Ingredientes:
3 fatias grossas de melão
3 fatias grossas de abacaxi
100ml de suco de maracujá
500m de água

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes, adoce a gosto e sirva gelado

Suco de abacate com limão

Para desenvolvimento do sistema nervoso central.

Ingredientes:
1 fatia média de abacate
12 limão
300ml de água


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes, adoce a gosto e sirva gelado.

Suco vermelho

(antioxidante)

Ingredientes:
1 fatia grossa de mamão formosa
1 goiaba vermelha
2 tomates pequenos sem semente
12 limão
500ml de água

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes adoce e sirva gelado.

Sugestões da nutricionista Solange Fernandes


A Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo, professora e Dra. em Nutrição pela Faculdade de Ciências
Farmacêuticas da Universidade de São Paulo atua ministrando
vários cursos dentro da 'Ciência da Nutrição'.

Ela nos diz: Foi com muita preocupação que tomei conhecimento de e-mail circulando
na Internet, recomendando a ingestão de frutas somente com o estômago vazio,
o qual deve ter sido formatado provavelmente por médicos
especialistas em Nutrologia (é preciso apenas um final de semana para
receber este título).

Nutricionista seria o profissional mais indicado para discorrer sobre
FRUTAS e talvez não cometesse o erro de falar tantas bobagens,
informações descabidas e sem respaldo científico:

1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo
tendo valor calórico igual. POR EXEMPLO: uma maçã e uma bola pequena de
sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO
CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e
não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete
facilmente passa pelo estômago e logo é 100% absorvido. Portanto, A MAÇÃ
ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias,
JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas
e minerais (graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de PECTINA e outras
FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os
diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de
açúcar no sangue).

2) A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE. SE ASSIM FOSSE,
OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS. Além do mais, a
Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a
Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é
considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o
cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.

3) É NEGLIGENTE AFIRMAR QUE A FRUTA NÃO PODE SER CONSUMIDA APÓS O
ALMOÇO:
MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou
seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O
ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para
que ele possa ser absorvido.

4) As FRUTAS NÃO passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO:
Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago,
especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO E SEMENTES, o que é
super positivo para as PESSOAS QUE PRECISAM EMAGRECER. JÁ ESTÁ
COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE POR CONTA DISTO, AS FRUTAS PROMOVEM MAIOR
SACIEDADE E SÃO EXCELENTES COADJUVANTES NO EMAGRECIMENTO.

5) O intestino delgado APENAS finaliza a digestão de partículas MUITO
pequenas de alimentos. É o estômago o grande responsável pela digestão
de TODOS OS ALIMENTOS. Pelo amor de Deus, isso é FISIOLOGIA BÁSICA!!!

6) AS FRUTAS NÃO FICAM PRESAS NAS BATATAS OU CARNES (O que é isso???).
No estômago ocorre a mistura dos alimentos formando o BOLO ALIMENTAR,
onde não se distingue mais o que é fruta ou carne ou batata. E SIM O QUE
É CARBOIDRATO, PROTEÍNA, GORDURA E FIBRA. E é justamente O TEOR DE FIBRA
deste BOLO ALIMENTAR que irá determinar a liberação do 'açúcar' ou da
gordura.
QUANTO MAIS FIBRA TIVER, OU SEJA, SE A FRUTA FOR COMIDA JUNTAMENTE OU
LOGO APÓS AS BATATAS OU CARNES ELA IMPEDIRÁ QUE O EXCESSO DE GORDURA OU
DE CARBOIDRATO SEJA ABSORVIDO. Por isso a recomendação DOS ÓRGÃOS
INTERNACIONAIS de que AS REFEIÇÕES DEVEM CONTER PELO MENOS UMA FRUTA.

7) É DESEJÁVEL que haja fermentação das Fibras no intestino grosso (para
que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o
coração), ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário
comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de
alergia no Intestino. AS FIBRAS SÃO ENCONTRADAS EM VÁRIOS ALIMENTOS ,
NÃO SÓ EM FRUTAS: VEGETAIS, CEREAIS INTEGRAIS, POR EXEMPLO.

8) Nem todas as Frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada
caso. É ERRADO GENERALIZAR. Se o paciente sofrer de gastrite ou úlcera
ou tiver hérnia de hiato ou diverticulite ou síndrome do intestino curto
NÃO PODERÁ COMER FRUTA EM JEJUM, principalmente as mais ácidas, como
abacaxi, maracujá, acerola, manga.

9) Estimular a compra de uma centrífuga também não é conveniente. É UM
PRODUTO CARÍSSIMO e nem todos tem acesso. Além do mais, O SUCO AUMENTA
MUITO MAIS A GLICEMIA DO QUE A FRUTA, NÃO SENDO RECOMENDADO À VONTADE
PARA DIABÉTICOS, OBESOS, CARDÍACOS, NEM PARA PACIENTES COM SÍNDROME
METABÓLICA.
Mais uma vez, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. CADA CASO É UM CASO!!! O Dr.
William Castillo, realmente declarou que fruta é o melhor alimento e
protege contra doenças do coração. MAS JAMAIS ELE DISSE QUE ELA DEVERIA
SER CENTRIFUGADA OU COMIDA EM JEJUM, OU AINDA FALOU CONCEITOS ERRADOS DE
FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO!!!

10) Café e pão branco com manteiga NÃO LEVAM O DIA INTEIRO PARA SEREM
DIGERIDOS E NÃO SÃO 'LIXOS'. Os trabalhos científicos revelam que esta
composição de refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerido,
deixar o estômago, ser absorvidos no intestino e chegar no sangue. É UMA
BOA FONTE DE ENERGIA PARA PESSOAS COM BAIXA CONDIÇÃO FINANCEIRA, por
exemplo. O QUE NÃO ANULA A IMPORTÂNCIA DOS PÃES INTEGRAIS E O ACRÉSCIMO
DE FRUTAS NOCAFÉ DA MANHÃ.

11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vista porque a
'Dieta
do abacaxi' (e de outras frutas) fracassou!!! Os chineses e os
japoneses
têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e
praticam
Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por
conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de
câncer de esôfago e estômago. Cada vez mais os cientistas do mundo
inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes
chás da natureza. MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR
CÂNCER.
Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!! Mais uma vez FISIOLOGIA
BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e
formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai
fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios
FACILITAM A DIGESTÃO.

Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo
EDUCAÇÃO É A SAÍDA PARA UMA MELHOR SAÚDE.
MAS EDUCAÇÃO COM RESPONSABILIDADE!

GRAVIOLA _ A ERVA QUE CURA CÂNCER


FOLHA DE GRAVIOLA

Foi pesquisado pela USP e é válido.
A folha de graviola cura câncer. Segundo Evandro Romualdo,um amigo lhe
confidenciou a seguinte história:
Que sua esposa após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar
pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados.
Foi então, que ele descobriu uma folha milagrosa.
Publicação sobre o CHÁ DE GRAVIOLA.
A notícia estava em um site e o título do artigo é CANCER MAGIC BULLET
DISCOVERED, but drug giants hushes it up!- 10,000 times stronger than
chemotherapy with no adverse side effects.....
Na reportagem, eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA é 10.000 vezes
mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais.
Citam também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica.
Enfim, a esposa dele também tomou o chá, e em dois meses não tinha mais
nenhuma seqüela ou ferida.
Hoje está viva e saudável!

AQUI FICA A DICA PARA QUEM PRECISAR,
SE PUDER DIVULGUE,
QUEM SABE ASSIM CONSEGUIMOS AJUDAR MAIS PESSOAS
COM ESSA NOVA DESCOBERTA.
ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:
- American College for the Advancement in Medicine
http://www.acam.org/
- American Academy of Environmental Medicine:
http://www.aaem..com/
- International College of Intergrative Medicine:
- Meridian Valley Laboratory:
http://www.meridianvalleylab.com/
- Tahoma Clinic and Dispensary:
http://www.tahoma-clinic.com/
Para desidratar as folhas da graviola, em qualquer quantidade, faça o seguinte:
Colha as folhas e deixe-as ao sol, de preferência na parte da manhã
(entre 8 e 9 horas) com o cuidado de não deixá-las queimar.
Quando estiverem enrolando, tire-as do sol, coloque-as em uma travessa
de alumínio ou refratária e leve-as ao forno previamente aquecido
por cinco minutos.
Vale lembrar que, antes de tudo, você deverá deixar o forno ligado durante 5 minutos,
em fogo alto, e na hora de colocar as folhas deverá baixar para fogo brando.
Cinco minutinhos depois verifique com a ponta de um garfo se elas estão estalando,
se estiverem estão desidratadas.
Apague o fogo e deixe-as descansar no calor do forno.
Observe para a cor das folhas.
Elas devem permanecer com a coloração verde,
se escurecerem (mais para cinza) é sinal que passaram do tempo.
Após esfriar, pegue as folhas e triture-as com as mãos,
depois acondicione em uma vasilha de vidro ou plástico, como preferir.
Preparação do chá:
Ponha um litro de água para ferver, quando levantar fervura,
apague o fogo e despeje uma colher das de sopa rasa da folha
e deixe em infusão até esfriar.
Você poderá utilizar as folhas verdes pré-colhidas também.
Ponha um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola.
Deixe-as cozer por cinco minutos.
Apague o fogo, deixe esfriar e tome em pequenas porções, (tipo meia xícara)
várias vezes ao dia.
Obs: Por ser muito volátil, não pode ser guardado de um dia para o outro.
Existem alguns comerciantes inescrupulosos informando
que existe uma variedade da Graviola "verdadeira da Amazônia".
É mito. Só existe uma espécie de Graviola,
e a mesma graviola encontrada na Amazônia é a mesma do Nordeste
ou de qualquer canto do Brasil.
Espero ter ajudado um monte de gente que ficou sem resposta
sobre "como fazer o chá da folha da graviola", e de quebra,
dado um enorme prejuízo às indústrias farmacêuticas e às boticas oportunistas,
pois graviola nasce até em monturos do nordeste.
Também indicado para emagressimento, diabete,
artrite, abscessos, coração, dores, etc...
Graviola: uma fruta medicinal.

http://www.fitoterapica.com.br/plantaservas/especies/Annona_muricata.htm

SE VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TEM CÂNCER,
PASSE A ELA ESSA NOVIDADE,

MAS MESMO QUE NÃO CONHEÇA, ENCAMINHE A OUTRAS PESSOAS,
PORQUE QUEM SABE
ESSAS POSSAM AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISE.
ALÉM DE CURAR O CÂNCER, ESSA FOLHA TEM OUTROS BENEFÍCIOS.





terça-feira, 19 de maio de 2009

Campanha de Mamografia Digital



Acesse o site e clique no botton

http://www.cancerdemama.com.br/

A Radiestesia e o Feng Shui

O Feng Shui é complementar à Radiestesia, e um não pode ser aplicado sem o outro.
Através da Radiestesia, verificamos todas as energias nocivas em um ambiente e curamos o mesmo através da aplicação de placas radiônicas, fazendo com que os efeitos sejam sentidos de imediato, como melhora na qualidade de sono, tranqüilidade, equilíbrio, paz e serenidade em sua vida diária. Após a cura do ambiente é feito, então, uma harmonização pelas técnicas do Feng Shui tornando o ambiente ainda mais harmônico.

O Feng Shui é uma comunicação diária com o ambiente em que você vive. Ele se concentra na influência que o ambiente exerce sobre as pessoas que nele vivem.A harmonia no espaço onde você mora contribui e muito para sua qualidade de vida.A saúde de uma pessoa pode ser avaliada verificando-se as condições do ambiente em que ela vive.

Existem várias escolas de Feng Shui que definem as mais diversas lógicas de aplicação; pessoalmente, eu me identifico com a escola da bússola. Ela seleciona os melhores espaços para viver, baseando-se em cálculos feitos por uma agulha magnética colocada sobre um disco com até trinta e seis círculos concêntricos que representam aspectos da informação a ser colhida. Estamos sempre ligados a todo sistema de energia que está a nossa volta e nossa essência como seres humanos não pode ser separada dessas forças vitais que nos cercam.

A primeira coisa a ser observada em um ambiente é o equilíbrio entre o yin e o yang. O yin representa: cores desbotadas, cores escuras, linhas curvas em móveis, umidade, mofo, paredes vazias, mofo. O yang representa; cores claras, cores brilhantes, linhas retas.

Uma pessoa yin é reflexiva, introspectiva, calma e realista; já uma pessoa yang é falante, adora acordar cedo.Os extremos de qualquer coisa só podem ser tolerados por um curto período de tempo. Portanto, para que o espaço em que você vive apresente harmonia e as pessoas se sintam bem, o equilíbrio entre yin e yang é fundamental. Existem, porém, ambientes que dentro de uma lógica natural precisam de mais energia yang, como é o caso de locais de trabalho, já os locais de descanso devem apresentar mais energia yin.

O chamado "CHI" é a energia vital que circula por dentro de um ambiente. Esta energia não pode ficar presa, nem estagnada. Se no ambiente que você mora houver uma quantidade de móveis tão grande que seja difícil você passar entre eles, tenha a certeza que o mesmo está acontecendo com a energia que circula pelo ambiente. A solução é liberar o espaço. Dê ao CHI um espaço adequado para que flua pelas áreas principais de sua casa e você passará a se sentir energizado e positivo.

O Feng Shui trabalha sempre também com o equilíbrio dos cinco elementos em um ambiente, que são: fogo, terra, metal, água e madeira. Estes elementos podem ser representados em um ambiente pela cor, pela forma, pelo material, pelo uso, pela direção. Um exemplo típico é quando desejamos modificar uma situação, como no caso de você estar se sentindo depressivo e sem energia, o correto é adicionar fogo ao ambiente. Quando se sentir muito estressado acrescente água ao ambiente. Quando precisar de força para enfrentar uma situação acrescente madeira.
No caso, os elementos podem ser expressos da seguinte forma:
- FOGO: pela cor vermelha, pela forma de triângulo.
- TERRA: pela cor amarela, terracota e marrom, pela forma quadrada, pelo tijolo ou barro.
- METAL: pela cor branca, pela forma redonda.
- ÁGUA: pelas cores azul e preta, na forma ondulada.
- MADEIRA: pela cor verde, pela forma de retângulo.

Problemas básicos e comuns encontrados em ambientes:
- Necessidade de alegria no ambiente - acrescente madeira.
- Necessidade de inspiração - acrescente fogo.
- Barulho em excesso - acrescente água.
- Necessidade de relaxar - acrescente terra e água.
- Necessidade de eliminar medos, acrescente terra.
- Necessidade de comunicação, acrescente metal.
A luz é a fonte que define a forma, a profundidade e a cor, e realçar as áreas numa casa é o modo mais simples e eficaz de produzir mudanças.
As cores em um ambiente também podem ter um sentido positivo ou negativo como, por exemplo, uma flor salmão colocada em uma sala, causa beleza ao ambiente; já uma cor vermelha colocada em um quarto causa agressividade.

Características das cores:
- VERMELHO: representa as forças da vida e pode ser um ponto de partida para a atividade, a energia e a concentração. No entanto, ele puro num ambiente trará à tona reações agressivas. Evite o vermelho puro, nos locais de trabalho, nos quartos, nos escritórios em locais onde se reúnem muitas pessoas.
- AMARELO: é a cor do sol, é muito usado para apurar a percepção. Utilize-o para animar um ambiente, para aumentar a esperança, vitalizar uma área de trabalho com luz, aumentar a atividade mental. Evite esta cor pura dentro de banheiros e locais de meditação.
- AZUL: o azul é a cor do isolamento e da aventura, utilize-o para criar um clima de suspense, ajudar na meditação, expressar a união. Evite o azul puro, quando um lugar precisa de alegria, de agitação, em lugares frios, em áreas de jantar e em áreas de passagem.
- LARANJA: serve para promover a integração da pessoa com o lugar, definir a espiritualidade, aumentar a confiança e diminuir a sensação de solidão. Evite o laranja puro, onde é necessário manter a autoridade, quando for necessário o descanso, quando precisar se concentrar.
- VERDE: a cor verde evoca a consciência da vida. Utilize-o para ligar-se a natureza, criar um ambiente de paz, ter calma e descansar.
- BRANCO: Não pode ser influenciado por nada, liga-se à inocência e transparência. É muito bom usá-lo em entrevistas de emprego, porque mostra que você não tem nada a esconder. Evite o branco puro em locais frios, em teatros e cinemas, em salas de espera e em quartos de crianças.
- PRETO: é a cor do mistério. Utilize-o para afirmar sua independência, expressar força e solidariedade. Evite o preto puro em locais onde há crianças, em lugares de cura, nas áreas de trabalho e nas áreas de leitura.
- PÚRPURA: é mobilizado para processos mentais elevados, indicar o poder e elevar a auto-estima.

A presença de aromas no ambiente, também ajuda e muito em sua harmonização, desde que a sua aplicação seja orientada, como descrevo a seguir:
- ALECRIM: atua sobre o sistema circulatório, é tônico e estimulante, estimula a oxigenação de todo o organismo, fortalece a musculatura e pele. É anticéptico e cicatrizante. Revigorante, ele age positivamente sobre o esgotamento físico e mental. Usar somente durante o dia, pois tira o sono.
- EUCALIPTO: atua sobre o sistema respiratório, é tônico e estimulante, evoca sensação de liberdade e leveza, é descongestionante e estimulante. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar contra fungos e bactérias e atua como repelente de insetos.MAÇÃ: faz baixar a pressão sanguínea.
- MANJERICÃO: alegra o ambiente.
- CEDRO: acaba com o medo.
- JASMIM: diminui o sofrimento emocional.
- ALFAZEMA: calmante para o sistema nervoso, sedativo, sonífero, analgésico, cicatrizante. É um grande relaxante, combate o estresse e tensões nervosas. Basta colocar uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate ansiedade e depressão.
- CAPIM LIMÃO: regulador do sistema nervoso, descongestionante linfático e estimulante circulatório. Muito bom para concentração e criatividade, combate tensões cerebrais e dores de cabeça.
- YLANG-YLANG: age diretamente na produção de hormônios sexuais da mulher e, então, estimula o homem. É o óleo do amor, afrodisíaco e estimulante sexual.Nos vemos na próxima semana com mais dicas sobre aplicação de Feng Shui, sempre pensando em melhorar a saúde de sua casa e harmonizar cada vez mais o ambiente em que vivemos!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Combinação de Alimentos

Com o objetivo de facilitar a digestão, a combinação dos alimentos vem se tornado uma prática mais e mais aceita como uma necessidade. A idéia é que para recebermos a energia dos alimentos não precisamos depois gastá-la para digeri-los. No final da refeição nos sentiremos mais leve, com ganho de energia para continuarmos nossos movimentos diários.No início do vegetarianismo, é super normal sentir dificuldades, principalmente, relacionadas às combinações. Quanto mais carnívora a pessoa é, mais difícil segui-las. Mas, sabendo que este é o ideal, que existe um processo natural que envolve o tempo de prática, alimente-se com menos expectativas e mais ação. Aumentando o consumo de vegetais e integrais, chegará um momento em que o próprio organismo sinalizará as melhores combinações para ele.

Quanto mais intoxicado um organismo, mais subnutridas estão suas células. Mas, quando a digestão é facilitada, a assimilação dos nutrientes também será. Facilitando o trabalho digestivo, evita-se perdas e há ganhos energéticos.Portanto, considere as combinações alimentares como um processo de transformação e cura: digestiva e afetiva.Bem, a figura abaixo, que encontrei no livro Alimentação Light da Ro Kupfer, que pode ser xerocada e plastificada, é a mais interessante que já encontrei pela sua simplicidade e facilidade de entendimento. Com ela, acredito ficará um pouco mais fácil de praticar.



Lembrar que:
- Sementes Germinadas e Brotos - Com o processo da germinação as sementes e brotos tornam-se neutras. Percebam a magia: combinam com todos os alimentos. Dê preferência à combinação das sementes oleaginosas com as frutas pois, com sua elevada riqueza em enzimas, facilitam, com saldo positivo, todo o processo de digestão e excreção.
- Hortaliças - As verduras, legumes, raízes, flores e ervas combinam-se entre si. Abacate, maçã e limão são as frutas que melhor acompanham as hortaliças.

- Frutas Doces - Banana, caqui, figo, jaca, tâmara, uva moscatel, fruta do conde e frutas secas em geral, combinam-se entre si.

- Frutas Cítricas e Sub-cítricas - Maçã, uva, pêra, ameixa, abacaxi, tangerina, laranja, manga, graviola, maracujá, goiaba e kiwi são exemplos de frutas que se combinam entre si.

- Frutas Neutras - Abacate, mamão e limão são frutas que combinam com todas as outras frutas e o abacate e limão também com as hortaliças.

- Melão e Melancia - Devem ser consumidos sozinhas, com limão ou ervas frescas e digestivas como o hortelã e o funcho.

Necessidades diárias:
Os alimentos devem ser classificados de acordo com a sua composição e riqueza nutricional. Ao planejar seu cardápio diário, lembre-se de variar ao máximo, evitando repetir as hortaliças que utilizou no dia anterior.Entretanto, o valor de um alimento não está somente na sua composição química, mas no seu grau de digestibilidade. Mesmo com alimentos naturais, boa mastigação e lenta deglutição, não está completamente assegurado o êxito do processo digestivo, pois há alimentos que misturados com outros produzem atraso digestivo, perdas nutricionais, geração de gases e subprodutos tóxicos.

Variedade e composição dos vegetais:
Cada parte do alimento tem sua função no vegetal e também em nosso organismo. Os grãos, cereais e leguminosas são mais concentrados em aminoácidos responsáveis pela construção das nossas proteínas; as raízes são riquíssimas em sais minerais e por esse motivo equilibram a alcalinidade do sangue; pelo talo circula a seiva que é o alimento da planta e nele encontramos vitaminas, sais minerais e enzimas que nos auxiliam no processo digestivo; a folha é riquíssima em fibras e clorofila, que tem grande importância na oxigenação celular; o fruto e as frutas são compostas pelo alimento da semente e contém neles os elementos necessários para a formação do vegetal e também todos os nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.

Integração com os alimentos, com a natureza:
Existem inúmeras regras de combinação de alimentos. Podem ser condensadas na seguinte conclusão: a digestão é facilmente executada quando consumimos os alimentos em sua forma mais simples, sem muita mistura. Podemos também confirmar a compatibilidade deles através dos nossos sentidos.Verificando que não faltam elementos nutritivos em nosso cardápio, os alimentos se complementam quando se combinam pelo cheiro, gosto, cor e consistência.Saber se eles se combinam pelo olfato e paladar nos será possível com o desenvolvimento da sensibilidade adquirida na alimentação vegetariana. Isto é percebido através dos nossos instintos e cinco sentidos. O que podemos fazer desde já é prestarmos mais atenção nestes sentidos, que é por onde selecionamos o que o corpo precisa a cada momento.Com relação às cores, estas devem ser muito bem variadas num mesmo prato, pois sabe-se que todo e qualquer elemento da natureza tem a sua cor característica. As vitaminas e os sais minerais, cada um tem sua cor, mesmo que muitas não tenham sido descobertas. Se o colorido for variado, é perfeitamente provável que naquele prato exista uma variedade de nutrientes, pois ao combinarmos as cores, combinamos também os elementos que as compõem.Com relação à consistência, é importante variarmos num prato alimentos de consistência mais dura e outros mais moles, para que possamos desenvolver formas de mastigação diferentes para cada consistência.Realmente, culinária e alimentação são formas da arte! E se nos identificamos com ela, esta nos fluirá livremente, sem esforço, de uma maneira agradável e divertida. E o contato com esta arte nos leva ao conhecimento da natureza.

Combinações inadequadas:
As limitações abaixo nem sempre são fáceis de praticar, mas são úteis no momento de uma doença crônica ou grave. Até mesmo para se fazer um estudo de alergias e diagnósticos. E serão cada vez mais fáceis de seguir e praticar, quanto mais desintoxicada e vegetariana a pessoa vai se tornando.

Segundo a nutricionista Fátima Pinsard.
O valor nutritivo de um alimento não está somente na sua composição química, mas no seu grau de digestibilidade. Mesmo com alimentos naturais, boa mastigação e lenta deglutição, não está completamente assegurado o êxito do processo digestivo, pois há alimentos que misturados com outros produzem má combinação, dando lugar a subprodutos tóxicos.
Para evitar os inconvenientes das más combinações, a melhor regra será simplificar as refeições e usar sua intuição. A quantidade é outro fator que intervém na digestão. Comer sem fome ou em excesso são fatores desequilibrantes na digestão, pois o corpo não assimila o excesso.
Evite líquidos durante as refeições, principalmente os que contêm açúcar, pois desencadeiam a fermentação. Os líquidos apressam a deglutição antes de completar a mastigação e a ensalivação dos alimentos impedindo também a ação do suco gástrico até que sejam absorvidos.
As bebidas geladas ou muito quentes alteram a temperatura da massa alimentar no estômago, cuja digestão fica interrompida até que seja atingida novamente a temperatura natural do corpo (36-37 graus).

-1. Evite ingerir mais de dois alimentos amiláceos na mesma refeição, pois cada um tem um tempo digestivo. Isto provoca fermentação (gases e arrotos) e acidifica o estômago. Exemplo: macarrão + batata + pão.

-2. Evite ingerir alimentos ácidos e amidos na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca pela ação da ptialina, que os transforma em maltose (tipo de açúcar). A ptialina só atua em meio alcalino. A presença de ácidos danificam esta enzima favorecendo sua fermentação. Exemplo: macarrão com molho de tomate.

-3. Evite ingerir amidos e açúcares na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca e prossegue, em condições apropriadas, no estômago. Os açúcares não são digeridos nem na boca nem no estômago, a sua digestão se dá no intestino delgado. Quando consumimos isoladamente, passam rapidamente do estômago ao intestino. Quando consumidos juntos, ficam retidos no estômago aguardando a digestão destes. Como os açúcares têm a tendência à fermentação rápida, nas condições de calor e umidade existentes no estômago, a combinação amido e açúcares produz fermentação ácida. Exemplos: arroz doce, bolos e pães doces.

-4. Evite ingerir duas proteínas concentradas na mesma refeição. Para uma digestão eficiente, cada proteína exige sucos gástricos de composições diferentes, além de tempos distintos. Exemplo: enquanto o suco gástrico necessário à digestão da carne tem seu pH máximo no início da digestão, o suco gástrico necessário à digestão do leite terá seu pH máximo no final. Exemplos: carne com leite, carne com ovos ou leite com nozes.

-5. Evite ingerir proteínas e ácidos na mesma refeição. O início da digestão das proteínas se dá no estômago em presença da enzima pepsina que atua em meio ácido. A ingestão de ácidos em excesso irá inibir a ação desta enzima.

-6. Evite ingerir proteínas com gorduras. A presença das gorduras nos alimentos diminui a atividade da secreção gástrica, além de baixar a quantidade de ácido clorídrico e pepsina no suco gástrico, atrasando a digestão das proteínas.

-7. Evite ingerir leite com frutas ácidas. Quando o leite entra no estômago, ele coalha, envolvendo as partículas dos outros alimentos, isolando-os do suco gástrico.

-8. Evite ingerir sobremesas (doces e sorvetes). Elas já constituem um excesso sobre a alimentação, sobrecarregando a capacidade digestiva. Além disso, geralmente são açucaradas, o que leva aos transtornos anteriormente mencionados.

-9. Evite ingerir frutas oleaginosas com frutas doces na mesma refeição porque a gordura ao se misturar com o açúcar produz fermentação alcoólica.

-10. Evite ingerir frutas ácidas com amido, pois os ácidos, impedem a natural digestão dos amidos, causando fermentação ácida.

Fontes: Alimentação Light - Ro Kupfer - editora Ícone e Texto Fátima Pinsard.

sábado, 16 de maio de 2009

Dicas para acelerar o metabolismo e perder peso

Depois da terceira década, o metabolismo começa a declinar em um ritmo de 2 a 4% por década, e perder peso pode ficar muito difícil. Mas mesmo diante desse desafio ainda existem formas de conseguir perder aquela barriguinha. Abaixo você confere dicas saudáveis para ajudar você a emagrecer.

- Aumente a quantidade de músculos.
Para começar é importante garantir que ao se exercitar você consiga ganhar massa muscular. Um estudo publicado pela Universidade do Colorado, Health Science, demonstrou que perder 0,4 quilos por semana durante 12 semanas pode diminuir o metabolismo por causa da perda de músculos que exercícios aeróbicos causam. Isso pode fazer com que o indivíduo consiga perder alguns quilos inicialmente, mas depois não consiga mais perder peso.
Para mudar essa situação, levantar peso três vezes por semana é a maneira mais rápida de conseguir músculos e alcançar resultados quando a balança insiste em não se mover. Pesquisas mostram que fazer exercícios anaeróbios regularmente pode acelerar o seu metabolismo quando você está descansando em até 8%.
Em um estudo que durou oito semanas, homens e mulheres que fizeram apenas aulas aeróbicas conseguiram perder 1,8 quilo, mas não ganharam músculos, enquanto aquelas que fizeram a metade de aulas aeróbicas, mas fizeram levantamento de peso perderam 4,5 quilos de gordura e ganharam 0,9 quilos de músculos.
Descansar menos entre os exercícios também pode ajudar. Fazer uma pausa de apenas 20 segundos, ao invés de uma que dure de 60 a 90 segundos, entre cada série queima calorias extras e acelera o metabolismo.
Prestar atenção na alimentação também ajuda. Por isso coma menos e mais vezes para acelerar seu metabolismo. Espalhar calorias durante o dia faz com que o açúcar do sangue fique estável e controla a liberação de insulina, que faz com que seu corpo guarde mais calorias em forma de gordura.

- Ultrapasse seus limites
É um cenário comum: os primeiros 9 quilos são perdidos com facilidade, mas depois disso começa a ficar mais difícil e pode ocorrer uma estagnação no processo de emagrecimento por volta da terceira semana de exercícios regulares. Segundo Michele Kettles, diretor médico da clínica Cooper em Dallas, quando você começa a perder peso, seu corpo trabalha menos para se manter, simplesmente porque existe menos de você para ele sustentar.
Isso significa que a sua malhação tem um efeito menor na queima de calorias. Por isso que se você pesa 81 quilos e perde 15, provavelmente você vai começar a derreter cerca de 100 calorias a menos em uma aula de exercício aeróbico que dure uma hora.
Também a questão da idade começa a comprometer na hora de continuar a perda de peso, pois quando você vai ficando mais velho, a fragilidade do corpo e doenças como artrite podem dificultar a prática de atividades fortes e de alto impacto que ajudam a compensar esse déficit na perda de caloria.
Para reverter essa situação evite fazer outras coisas enquanto você se exercita, como assistir TV ou ler um livro, pois isso pode diminuir a intensidade de seu exercício e a queima de calorias. Ao invés disso, preste atenção ao seu pulso. Para melhores resultados esteja sempre entre 60 e 80% do máximo da capacidade do seu coração.
Nunca fique com a mesma rotina de exercícios durante muito tempo. Para continuar a perder peso é importante sempre estar desafiando o próprio corpo. Na primeira semana de todo mês, faça sempre uma nova série de exercícios.
-
Não pare de se movimentar no seu dia a dia
Pode acontecer subconscientemente, mas estudos mostram que algumas pessoas se movem menos depois que começam a se exercitar.
De acordo com uma pesquisa do Netherlands, quando mulheres e homens com cerca de 60 anos começam a malhar duas vezes por semana, a suas atividades diárias diminuem cerca de 22%. A razão para isso ainda não é conhecida, mas os especialistas acreditam que seja por causa da fatiga pós-exercício ou por causa da sensação que muitas pessoas têm de que se você está malhando pode se dar ao luxo de parar de fazer pequenas atividades.
Infelizmente essa idéia está errada. De acordo com um estudo da clínica Mayo, pequenas atividades, como ficar em pé ao invés de sentado e andar mais durante o dia, podem queimar cerca de 350 calorias por dia.
Além disso, outra pesquisa mostra que diminuir suas atividades diárias pode desligar uma enzima que controla o metabolismo da gordura e fazer a perda de peso mais difícil, o que faz com que os exercícios físicos realizados em uma academia, por exemplo, não sejam suficientes para perder peso.
Para ter certo controle sobre as atividades que você têm quando não está na academia, compre um pedômetro e use-o nos dias em que você não se exercita. Depois calcule a sua média somando os totais diários e dividindo-os pelo número de dias que você usou o aparelho. Se você não mantiver esse nível de atividade todos os dias, a sua perda de gordura irá diminuir. Ou seja, se você geralmente anda 5.000 passos por dia, mas não faz o mesmo naqueles dias em que você malha, isso pode diminuir a sua perda de peso em até 50%.

- Controle a boca
Em estudo publicado no International Journal of Obesity, pesquisadores descobriram que quando mulheres e homens com mais de 35 anos e que estão acima do peso começam a se exercitar, alguns deles compensam a sua atividade física comendo até 270 calorias extras por dia, adquirindo mais dá metade das calorias que queimaram malhando.
Isso pode acontecer porque se exercitar regularmente muitas vezes pode estimular a liberação de ghrelin, um estimulante de apetite que tem a função de proteger o corpo de uma perda de peso excessivamente rápida. Para fazer o problema ficar pior, o apetite pode aumentar também quando a menopausa se aproxima, por causa do declínio dos níveis de estrogênio.
Para superar essas adversidades tente não malhar de barriga vazia, pois quando você se exercita sem nada no estômago o seu açúcar baixa, o que pode fazer com que o seu apetite fique maior e você coma mais do que deveria. Para evitar isso faça um pequeno lanche antes de se exercitar. Coma uma banana, uma barrinha de cereal ou tome um iogurte cerca de meia hora antes de ir para a academia.
Anotar tudo que você ingere também é uma ótima técnica para perder peso. Mas anote antes de comer e não depois, para que você possa verificar o que já comeu no dia e decidir o que deve ou não consumir.
De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte na Chapel Hill, beber bastante água, além de hidratar, faz com que você consuma cerca de 200 menos calorias que uma pessoa que só bebe chá, café, refrigerantes entre outras bebidas. Para melhorar os resultados, beba água gelada, pois ela acelera o metabolismo. Seis copos de água gelada por dia queimam 50 calorias.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A filosofia do Dr. Bach, criador dos Florais de Bach


O Dr. Bach ardentemente esperava que cada ser humano pudesse finalmente descobrir dentro de si a verdadeira origem dos males que o afligiam, indo buscar antes a causa e não o efeito, procurando nas emoções e na mente as desarmonias que o bloqueiam em sua evolução.Bach passou a parte final de sua existência incentivando e motivando todos os que realmente tem a saúde da humanidade no coração, a perceber a belíssima unicidade de cada ser humano e também buscar a solução definitiva das doenças para finalmente tornar a Terra um Planeta saudável.

Bach afirmava que não existem doenças e sim doentes, e a remoção consciente das emoções desarmoniosas, dos preconceitos e dos traumas é o verdadeiro método de cura. A doença é evitável quando a Alma se encontra desempenhando sua missão, seja a de um humilde pedreiro ou a de um banqueiro.

As doenças básicas do ser humano são o orgulho, o ódio, a crueldade, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição. A persistência nestes defeitos, após ficar cientes de sua natureza nociva, ocasiona no corpo o que convencionamos chamar de doença física.

É essencial buscar sempre com observação atenta e com sensibilidade, os desvios de personalidade do ser humano para com à lei do Amor, para com a Unidade.Se o paciente apresentar dores no estômago, por exemplo, temos de verificar se ele não esconde uma preocupação continua, insegurança ou apreensão com pessoas ou fatos da vida, alguma sobrecarga por ter que tomar decisões ou também medo.

O Dr. Bach sugeria não tomar muitos florais na mesma receita. Mas hoje em dia muitos bons terapeutas costumam preparar buquês com até mais de dez essências, preparando com precisão e sabedoria formulas mais complexas. (Bach pedia para não escolher mais de seis flores ao mesmo tempo).

É fundamental procurar tratar sempre os sintomas mais graves e mais intensos primeiro. No decorrer do tratamento os aspectos secundários serão também focados e harmonizados.Escolhas da receita feitas com métodos não convencionais de diagnostico (Radiestesia, grafologia, numerologia e outros) podem mostrar aspectos de nossa personalidade não conscientemente percebidos. Isso é normal, visto que a maioria das nossas desarmonias se encontra em sua essência no nível subconsciente e é justamente aí que os Florais irão atuar.

A terapia floral é suave e não invasiva, e a dosagem normal é de 4 gotas tomadas a cada 4 horas, direto na língua. O frasco de consumo de 30 ml com cânula conta-gotas, dura em media de três a quatro semanas. Alguns preferem tomar mais gotas, somente pela manhã e antes de deitar - verificamos isso mais com os homens - que às vezes não se sentem à vontade em tomar as gotas no trabalho ou na presença de outras pessoas.

Em casos de necessidade podem ser tomadas mais de 4 gotas em intervalos de uma/duas horas. No caso do Rescue Remedy ou Remédio de Resgate – emergencial, excelente composto preparado com cinco flores inglesas, podemos subministrar as gotas em intervalos de até cinco minutos.

Em casos mais agudos, as essências de estoque podem ser colocadas em um copo com água e tomadas aos goles pelo paciente.

A pureza da água é muito importante e Bach usava sempre água de fonte cortada com 30% de bom conhaque (destilado de vinho) para aumentar sua vida útil, sobretudo em climas quentes como o nosso. O cuidado deve ser em não encostar a língua contra a cânula conta-gotas para não estragar o floral com o nosso suco gástrico. O vidrinho deverá ser de cor âmbar para proteger contra os efeitos dos raios ultravioletas que poderiam provocar o envelhecimento acelerado da água.

As essências florais não atuam por obra de um principio ativo – como nos remédios alopáticos - e sim por intermédio da energia vital especifica de cada planta. O remédio floral irá fazer com que o ser humano desbloqueie alguns padrões de comportamento cristalizados em sua mente, e propiciará que passe a agir em ressonância com uma vibração positiva de energia. Os efeitos poderão ser notados de imediato, dependendo do acerto das essências escolhidas para os sintomas percebidos. Muitas pessoas que por elas próprias não percebem uma mudança - estamos falando sempre de aspectos e transformações da Alma, sutis e subjetivos - informam que familiares e amigos reparam que elas estão "mudadas", "mais tranqüilas", "diferentes"...

O Dr. Bach considerava o corpo físico como um dos muitos veículos que a Alma tinha escolhido para desenvolver sua missão de vida aqui na terra: como um cavalo que o cavaleiro usa para uma das muitas viagens de aprendizado especifico, deixando também bem clara a natureza divina da alma e sua Unidade com o Arquiteto Supremo do Universo.

E lembre-se: mesmo que a doença pareça tão cruel, ela no fundo existe para fornecer uma informação importante sobre quais pontos da nossa personalidade devem ser verificados e harmonizados para a nossa recuperação completa e evolução sem fim neste Amor Infinito.

Dr. Edward Bach, no livro "Os Doze Curadores" disse:

Não são necessárias a ciência e nem o conhecimento, fora os métodos simples descritos acima; e os que obterão o maior beneficio deste presente enviado por Deus serão os que o mantém puro assim como é; livre da ciência, livre de teorias, pois tudo na natureza é simples.

Sabedoria secreta das plantas.

Existe um imenso oceano de sabedoria dos povos antigos sobre as planta medicinais e caminhos para uma vida saudável que foram praticamente esquecidos. O distanciamento da natureza como origem levou o ser a acreditar que tudo nasce pronto e com isto começou a fase do esquecimento sobre os caminhos da construção.A vida não é pronta, ela é construída. A saúde, a família, o trabalho e a busca da essência não estão prontos como muitos de nós queremos. A verdadeira magia se encontra em cada um de nós que somos capazes de construir. Neste caminho os antigos povos de sabedoria buscaram na natureza a sabedoria que ela tem para ensinar.
O antigo povo Tubakwaassu aprendeu sobre a existência através da observação da natureza, desde o invisível para a materialização no visível, seguindo esta sabedoria milenar podemos considerar a existência de dois ciclos da manifestação de vida de um vegetal: o ciclo das freqüências e o ciclo manifestado. O primeiro refere-se ao período no qual a planta ainda é essência em movimento, encontrando-se em um outro espaço e tempo e manifestando uma outra velocidade que não é perceptível para o nível mais denso. Este plano denso é conhecido como plano físico, aonde já ocorre a materialização de uma massa compatível com uma reduzida velocidade e com um espaço estruturado em três dimensões, aonde a massa é aferida através de sua altura, largura e comprimento.
A eletricidade, as ondas cromáticas, sonoras e o magnetismo são observados, dentro deste trabalho, como os níveis mais próximos das freqüências já citadas, sendo eles os níveis intermediários entre o visível e o invisível, entre a essência em movimento e o plano manifestado.Enquanto o vegetal se expande como freqüências no ciclo da essência em movimento, é imperceptível devido às condições limitadas das percepções sensoriais da visão, do tato, paladar, olfato e audição. Quando o ser, com a percepção apurada, que age em níveis mais sutis, produz a conexão com estas potências, pode captá-las e realizar uma leitura de seu movimento.
O ciclo manifestado se dá quando as freqüências já materializaram, através de seus entrecruzamentos, as formas de vida atuantes no plano visível. No caso do vegetal, por exemplo, trata-se do ciclo de vida material de sua existência, sendo este ciclo um caminho de manifestação da erva, que começa com a semente, após vem a raiz, o broto, folhas, flores, frutos e, retornando, vai novamente manifestar as sementes.
O ciclo de um vegetal ensina que a sua origem é a de ser freqüência, e que se materializou, moldando no plano material um corpo constituído de uma massa capaz de existir neste meio, mas, mesmo assim, continua sendo essência em movimento. Então, de uma maneira mais próxima do entendimento corriqueiro, podemos considerar que é uma essência que vestiu um corpo, porém, este corpo também é extensão desta essência, pois ele só existe por causa dos movimentos tecidos por esta potência em movimento.Por este motivo, a essência não é do outro lado, no outro plano, em outra dimensão, mas em tudo no todo; o corpo é tão sutil quanto material, e assim é para todas as formas de vida manifestada.
A semente que, nascida de dentro para fora, tornou-se material, é bem menor que o vegetal. Desta maneira, é ele, o vegetal reunido, ou seja, uma semente de sumaúma de cinqüenta metros de altura, traz toda esta gigante árvore dentro de si.
A semente é a reunião de toda a sabedoria da mais antiga árvore daquela espécie, porque mesmo sendo nova, reúne dentro de si toda a manifestação do vegetal, tal e qual o mais antigo que já existiu no planeta Terra. É ela, a semente, a Mãe da raiz, do broto, do caule, das folhas, flores e frutos; todas estas manifestações de um vegetal são suas filhas, que trazem a missão de estender a sabedoria de sua Mãe no ciclo contínuo do existir. A gestação é em tudo e se manifesta em cada movimento de vida do vegetal; em cada passagem de uma etapa para outra, a Mãe vai gerando filhas que, por sua vez, vão se tornando Mães que também gerarão filhas e, assim, continuamente.Também é importante observar que cada período do vegetal ensina sobre uma fase da vida, como segue:- a semente é o feto dentro do útero Mãe que é a terra. Ela encontra-se tão reunida à sua potência que ainda não expressa, de maneira visível, seu crescimento e seu desenvolvimento: é uma vida aguardando o momento de nascer;- a fase da brotação é o nascimento, período em que a Mãe terra pariu a sua filha;- o broto é o período da infância. O vegetal necessita ser bem nutrido para crescer e se desenvolver;- o tronco, os galhos e as folhas mostram o amadurecimento da planta até chegar em sua fase adulta;- a primeira floração identifica a passagem da fase de criança para a fase adulta. Neste período o vegetal se encontra pronto para que ocorra o movimento da fecundação;- o fruto é o período da gravidez.
Neste contínuo caminho a planta vai envelhecendo, tornando-se anciã, e segue para o retorno à sua origem como essência em movimento.
Conheça o livro
A Natureza Ensina.
Por: Ramy Shanaytá - ramyshanayta@kvt.org.br

A doença emocional

Tão ou mais dolorosa do que a doença que se manifesta no corpo físico, é aquela que tem origem no corpo emocional e pode tornar a vida da pessoa um verdadeiro inferno, impedindo-a até mesmo de exercer qualquer tipo de atividade corriqueira.
A doença emocional pode ter causas diversas mas, regra geral, tem suas raízes fincadas na maneira como aquele ser foi introduzido na experiência da vida. Cada ser humano reage de maneira única ao meio em que está exposto em seu processo de desenvolvimento.
Estas diferenças são determinadas fundamentalmente pelo DNA cósmico, definido pelas posições do Sol, da Lua e do ascendente na carta astrológica natal. Os desafios mais importantes a serem encarados por cada indivíduo, também estão definidos no mapa de nascimento e são eles que determinarão se a jornada atual será leve ou pesada.
Mas de nada adianta tomar conhecimento destas informações, se não existir na pessoa uma determinação inabalável em levar avante este processo de autoconhecimento e procurar toda ajuda necessária para vencer as limitações geradas por sua história de vida.
Trilhar o caminho de volta à nossa verdadeira natureza pode parecer a muitos um exercício árduo, mas nunca tivemos tantos instrumentos a nos facilitar o caminho.
Felizmente hoje dispomos de um vasto arsenal de técnicas alternativas para complementar a medicina tradicional, que se apóia apenas na terapia medicamentosa. As terapias florais, o Reiki, a técnica do Renascimento, costumam apresentar resultados muito positivos no tratamento da doença emocional.
Mas, para que a cura seja integral, é preciso atingir níveis mais profundos do ser, aqueles que se relacionam com nossa origem espiritual. Neste aspecto, nenhum outro recurso é mais eficaz que as técnicas de meditação. Somente elas nos permitem acessar a fonte de onde se origina a paz e a felicidade que todos possuímos em potencial e com a qual chegamos ao mundo.
A necessidade básica Sigmund Freud disse em algum lugar que o homem nasce neurótico. Isso é uma meia-verdade. O homem não nasce neurótico, mas ele nasce em uma humanidade neurótica e a sociedade à volta deixa todo mundo neurótico mais cedo ou mais tarde. O homem nasce natural, real, normal, mas no momento em que a criança se torna parte da sociedade, a neurose começa a funcionar.
... a neurose consiste em uma divisão - uma profunda divisão. Você não é um: você é dois ou mesmo muitos... Seu sentimento e seu pensamento tornaram-se duas coisas diferentes: essa é a neurose básica. Sua parte que pensa e sua parte que sente se tornaram duas e você está identificado com a parte que pensa, não com a parte que sente. E sentir é mais real do que pensar; sentir é mais natural do que pensar. Você nasceu com um coração que sente, mas o pensar é cultivado: ele é dado pela sociedade. E seu sentimento se tornou uma coisa reprimida. Mesmo quando você diz que sente, você somente pensa que sente. O sentimento tornou-se morto e isso aconteceu por certas razões.
Quando uma criança nasce, ela é um ser sensível: ela sente coisas. Ela não é ainda um ser que pensa. Ela é natural, exatamente igual a qualquer coisa natural na natureza - exatamente como uma árvore ou como um animal. Mas nós começamos a moldá-la, a cultivá-la. Ela tem de reprimir seus sentimentos, porque sem reprimir seus sentimentos ela está sempre atormentada. Quando ela quer chorar, ela não pode chorar porque seus pais não aprovarão. Ela será condenada. Ela não será apreciada, não será amada. Ela não será aceita como ela é. Ela deve se comportar; ela deve se comportar de acordo com uma determinada ideologia, determinados ideais. Somente então ela será amada.
O amor não virá para ela como ela é. Ela somente pode ser amada se seguir certas regras. Essas regras são impostas; elas não são naturais. O ser natural começa a se tornar reprimido, e o não natural, o irreal, é imposto sobre ela. Este irreal é sua mente; e chega um momento em que a divisão é tão grande que você não pode transpô-la. Você continua se esquecendo completamente qual era - ou é - a sua natureza real. Você é uma face falsa - a face original foi perdida. E você também está com medo de sentir a original, porque no momento em que você a sentir, toda a sociedade estará contra você. Assim, você mesmo é contra a sua natureza real.
Isso cria um estado muito neurótico. Você não sabe o que você quer; você não sabe quais são suas necessidades reais, autênticas. E então você continua atrás de necessidades não-autênticas, porque somente o coração que sente pode lhe dar o sentido, a direção, de quais são as suas necessidades reais. Quando elas são reprimidas, você cria necessidades simbólicas. Por exemplo, você pode continuar comendo cada vez mais e mais, empanturrando-se com comida e você pode nunca sentir que já está satisfeito.
A necessidade é de amor; não é de comida. Mas a comida e o amor estão profundamente relacionados; assim, quando a necessidade de amor não é sentida, ou é reprimida, uma necessidade falsa por comida é criada e você pode continuar comendo. Como a necessidade é falsa, ela nunca pode ser satisfeita e nós vivemos em falsas necessidades.
É é por isso que não existe satisfação.Você quer ser amado; essa é a necessidade básica - natural. Mas ela pode ser desviada para uma falsa dimensão. Por exemplo, a necessidade de amor, a necessidade de ser amado, pode ser sentida como uma necessidade falsa se você tenta desviar a atenção dos outros para si. Você quer que os outros prestem atenção em você; assim, você pode se tornar um líder político.
Grandes multidões podem prestar atenção em você, mas a necessidade básica real é de ser amado. E mesmo que todo mundo esteja prestando atenção em você, essa necessidade básica não pode ser preenchida. Essa necessidade básica pode ser preenchida até mesmo por uma única pessoa que o ame, que preste atenção em você devido ao amor.
Quando você ama alguém, você presta atenção nessa pessoa. Atenção e amor estão profundamente relacionados. Se você reprime a necessidade de amor, então, ela se torna uma necessidade simbólica; então, você precisa da atenção dos outros. Você pode tê-la, mas, então também, não haverá preenchimento. A necessidade é falsa, desconectada da necessidade natural, básica. Essa divisão na personalidade é a neurose.
OSHO, em O Livro dos Segredos.